Por Francisco Anéas –
O Capitalismo Direcionado deve colocar a sociedade brasileira acima de tudo. O interesse do bem estar social do brasileiro deve estar acima dos interesses dos indivíduos.
O grande capital, nacional ou apátrida, deve ser discriminado, seja por uma reserva de mercado para as empresas estatais nacionais ou pela taxação pelo Estado Nacional. O grande capital é favorecido na competição com quem não tem dinheiro, cabendo ao Estado intervir em favor dos fracos, os pobres. O grande capital deve ser impedido de financiar ou comprar políticos, transformando poder econômico em poder político. Os bancos devem ser todos estatizados, cabendo ao Estado Nacional o monopólio do sistema financeiro brasileiro. O muito rico deve ser discriminado pela sociedade pagando impostos de heranças e grandes fortunas.
O capitalismo do português da padaria ou daquele que vive da renda de um aluguel, bem como o empreendedor brasileiro devem ser incentivados. O capitalismo tem um fator positivo, ele é o sistema que mais cria riqueza para a sociedade, ele usa o lado animal e individualista das pessoas para criar riqueza, e isto precisa ser aproveitado, ele aproveita a capacidade dos mais fortes na sociedade. O Partido Comunista Chinês transformou a China em uma potência mundial usando um sistema capitalista direcionado, procurando o bem estar do Povo Chinês, que melhorou de vida e não está submetido a escravidão como propagam os liberais. O trabalhador chinês vai viver melhor que o trabalhador brasileiro. O Estado Nacional deve ser sócio de todos, empresas e indivíduos. O lado negativo do sistema capitalista é a concentração de renda e patrimônio, o que deve ser combatido.
As riqueza naturais brasileiras, minérios e energia, devem ser explorados por empresas estatais ou privadas brasileiras, com tecnologia própria. Não devemos aceitar a participação do sistema financeiro Internacional ou empresas transnacionais. Estas riquezas são patrimônio do Povo Brasileiro e devem reverter em benefício dele, sem sócios exploradores. O Brasil tem que parar de seguir a política neoliberal imposta pelo Consenso de Washington para favorecer o Império Americano Sionista. O brasileiro deve deixar de se inspirar nos americanos e estudar mais a cultura chinesa.
O capitalismo é um grande criador de riqueza, nele o bolo cresce. Mas para não permitir o seu efeito maléfico que é a concentração de renda e patrimônio, ele precisa ser direcionado pelo Estado, controlando o crescimento do mercado em benefício da sociedade, e políticas de assistência social como o renda mínima.
Opinião do leitor Francisco Anéas.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo