Redação –
Confira dicas de lugares para visitar no Rio de Janeiro para um roteiro além das praias.
Se você está em busca do que fazer no Rio de Janeiro, é hora de começar a se preparar para montar um roteiro completo com dicas especiais de pontos turísticos. A Cidade Maravilhosa vai muito além das praias e oferece uma grande variedade de atrações para os turistas.
Sejam em instalações culturais, na natureza ou no centro histórico com sua arquitetura colonial, existem muitos locais a serem explorados.
Por isso, nesta matéria, vamos apresentar uma lista com 14 lugares para visitar no Rio de Janeiro.
O que fazer no Rio de janeiro: principais pontos turísticos da cidade
Para quem está em dúvida sobre o que fazer no Rio de Janeiro, vale destacar que a cidade oferece opções para todos os gostos.
Com diversas atrações turísticas, culturais e históricas, a cidade reserva muitas praias, museus e lugares instagramáveis para atender todos os turistas.
A seguir, você confere uma lista com as principais atrações e dicas do que fazer no Rio de Janeiro.
Cristo Redentor
Um dos primeiros pontos turísticos que vem à mente quando pensamos sobre o que fazer no Rio de Janeiro é o Cristo Redentor, uma das atrações mais conhecidas da cidade.
Localizado no Morro do Corcovado, o Cristo Redentor foi inaugurado em 1931 e tem 38 metros de altura, o que equivale a um prédio de 13 andares.
A atração, que completou 91 anos em 2022, é também uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e recebe cerca de 1,9 milhões de pessoas por ano.
O ponto turístico fica aberto todos os dias para visitação, das 8h às 19h. Para chegar até lá, o mais comum é pegar uma van ou ir com o trem do Corcovado, que parte da Estação Cosme Damião. Não há estacionamento para carros no local.
Lapa e barzinhos ao redor
Para quem se pergunta o que fazer no Rio de Janeiro nessa região próxima à Escadaria Selarón, explorar o bairro da Lapa é uma boa opção.
Com vida noturna agitada, o local conta com opções para conhecer a diversidade gastronômica do Rio. São diversos restaurantes, bares, baladas e salões de dança.
Por lá, também é possível encontrar rodas de samba ao ar livre, realizadas abaixo dos Arcos da Lapa.
Parque Lage
Localizado aos pés do Morro do Corcovado, no Jardim Botânico, o Parque Lage reúne natureza, arte e cultura em um só lugar.
Além de ter uma vista privilegiada do Corcovado, o local também conta com 52 hectares de área verde.
O Parque era parte de um antigo engenho de açúcar da região, mas foi comprado por um nobre inglês e mais tarde, em 1957, tornou-se um patrimônio tombado e público.
A entrada ao Parque é gratuita, mas a visita ao palacete – que dá acesso ao café e a programas culturais – deve ser agendada pelo site da Sympla.
Estádio do Maracanã
Para quem busca o que fazer no Rio de Janeiro, a visita ao Estádio do Maracanã é uma opção com muita história, arquitetura e emoção para quem gosta de futebol.
O local foi palco do milésimo gol do Pelé, recebeu diversas partidas e eventos históricos, incluindo as Copas do Mundo de 1950 e 2014.
É possível fazer uma visita guiada ao estádio ou assistir a uma partida de futebol.
Museu do Amanhã
Inaugurado em 2015, o Museu do Amanhã fica ao lado da praça Mauá, abrigado no antigo píer Mauá, e usa a tecnologia para promover experiências interativas de ciências.
O local foi projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava e conta com cerca de 30 mil metros quadrados de área construída, sendo um dos principais passeios para se fazer no Rio de Janeiro atualmente.
O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com a última entrada às 17h.
Jardim Botânico
Fundado em 1808, o Jardim Botânico tem mais de 500 mil metros quadrados de área verde preservada e é um patrimônio tombado.
O Jardim fica na Zona Sul do Rio de Janeiro e reúne diversas atrações naturais, incluindo trilhas, estufas de plantas exóticas e um sítio arqueológico, o Museu Casa dos Pilões – que mantém preservada uma antiga fábrica de pólvora.
Pão de Açúcar
O bondinho do Pão de Açúcar é um dos principais lugares para visitar no Rio de Janeiro.
Com vista para a orla de Copacabana, a enseada de Botafogo e da Baía de Guanabara, o teleférico liga o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar.
Inaugurado em 1912, ele foi o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro do mundo. A atração funciona diariamente das 9h às 20h, com último embarque às 18h30.
Pedra do Telégrafo
Para os turistas aventureiros em busca do que fazer no Rio de Janeiro, a trilha até a Pedra do Telégrafo é uma das atrações mais visitadas.
O local é conhecido por proporcionar uma ilusão de ótica, permitindo aos turistas fotos que dão a impressão de estar a beira de um abismo, dependendo do ângulo.
A Pedra do Telégrafo fica no bairro Barra de Guaratiba, no Parque Estadual da Pedra Branca.
São 354 metros de altitude e aproximadamente uma hora de caminhada, partindo da Igreja Nossa Senhora das Dores, em frente a Praia Grande.
Escadaria Selarón
Localizada entre os bairros da Lapa e Santa Teresa, a Escadaria Selarón é uma atração para quem gosta de arquitetura.
A obra, realizada pelo artista chileno Jorge Selarón, reúne um mosaico colorido de azulejos – alguns pintados à mão por Selarón.
Além das cores da bandeira do Brasil, a escada também reúne azulejos especiais de diversas partes do mundo, presentes que Selarón recebeu enquanto executava o projeto. A atração é gratuita.
Confeitaria Colombo
Entre a lista de coisas para fazer no Rio de Janeiro, tomar um café na tradicional confeitaria Colombo é um item que não pode ficar de fora do roteiro.
Com mais de 100 anos de história, o local é inspirado nos cafés europeus e chama a atenção pela arquitetura.
É possível encontrar quatro filiais do café pelo Rio, mas a matriz fica no centro da cidade e é a sede histórica, considerada patrimônio cultural.
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Quem gosta de história, cultura e arquitetura e está se perguntando o que fazer no Rio de Janeiro, a dica é visitar o Theatro Municipal da cidade.
Localizado na região central da Cidade Maravilhosa, na Cinelândia, o Theatro Municipal oferece visitas guiadas de quarta a sábado para o público geral.
O passeio tem horários determinados e deve ser agendado diretamente no site do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Mureta da Urca
Com cerca de 1km de extensão, a Mureta da Urca é conhecida por proporcionar uma vista privilegiada do pôr do sol da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar.
O local também conta com restaurantes e bares para acompanhar o cenário do final de tarde. Lá encontra-se o Bar da Urca, um dos bares mais tradicionais do Rio de Janeiro.
Lagoa Rodrigo de Freitas
Com cerca de 7km de ciclovia, a Lagoa Rodrigo de Freitas é uma área ideal para apreciar a natureza, caminhar ou fazer um piquenique.
É possível alugar bicicletas e quadriciclos para explorar as margens da lagoa, além de aproveitar passeios de pedalinho ou stand up paddle.
O ponto turístico fica no bairro da Lagoa, próximo a diversas atrações do Rio de Janeiro, como as praias de Ipanema e do Leblon.
Morro do Vidigal
Localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, o Morro do Vidigal reserva atrações para os mais diversos gostos, desde os aventureiros até quem gosta da vida noturna.
Para quem se pergunta o que fazer no Rio de Janeiro, essa é uma boa opção para aproveitar diferentes experiências.
É possível, por exemplo, fazer a trilha do Morro Dois Irmãos, que termina com uma bela vista da lagoa Rodrigo de Freitas.
O morro também oferece uma ótima vista da cidade. No topo do Vidigal, encontra-se o Bar da Laje, conhecido por sua feijoada e pela vista privilegiada.
Mural Etnias
Visitar o Mural Etnias é uma programação que não pode faltar no roteiro para quem gosta de arte e está em busca do que fazer no Rio de Janeiro.
O espaço, localizado no bairro Gamboa, conta com três mil metros quadrados pintados por Eduardo Kobra. A obra, chamada “Todos Somos Um”, tornou-se o maior grafite do mundo.
Kobra se inspirou na diversidade cultural e étnica para criar o mural, que foi desenvolvido para as Olimpíadas de 2016.
O grafite foi realizado na fachada de um antigo armazém e hoje pode ser visitado gratuitamente.
Palácio do Catete
Com arquitetura do século 19, o Palácio do Catete abriga o Museu da República, além de contar com belos jardins e receber diversas exposições artísticas.
O local foi lar de vários presidentes antes de Brasilia tornar-se a sede da presidência da República. O último a habitar o palácio foi Getúlio Vargas.
Atualmente, a visitação é gratuita e pode ser realizada nos seguintes horários:
- dias de semana: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h;
- finais de semana e feriados: das 11h às 17h.
Aquário do Rio de Janeiro
O Aquário do Rio de Janeiro, chamado de AquaRio, conta com mais de dois mil animais de 350 espécies diferentes e é uma opção para quem viaja em família.
Localizado no bairro Gamboa, na zona central da cidade, o local tem 26 mil m² de área construída e é o maior aquário marinho da América do Sul.
O espaço tem como atração principal o Recinto Oceânico, um tanque com sete metros de pé-direito e visão panorâmica. Além dele, os visitantes podem conferir outros 27 tanques espalhados pelo AquaRio.
É possível fazer esse passeio durante a semana e também aos finais de semana, nos seguintes horários:
- dias de semana: das 9h às 17h, com o último horário de entrada às 16h;
- finais de semana: das 9h às 18h, com último horário de entrada às 17h.
Os ingressos podem ser antecipados pelo site do AquaRio.
Parque das Ruínas
Com programação cultural variada, o Parque das Ruínas une arte a um belo visual do bairro Santa Teresa, com vista panorâmica para a Baía da Guanabara.
O local era um antigo palacete e foi transformado em um centro cultural no ano de 1997, preservando a arquitetura construída em 1898.
Hoje, ele conta com um teatro, galerias e mirante, além de um parquinho para as crianças e um pátio para receber eventos.
A entrada é gratuita e o parque funciona de terça a domingo, das 9h às 16h. Além da vista, da arquitetura e da programação cultural, o espaço também tem um café para os visitantes.
Real Gabinete Português
Para quem gosta de livros, o Real Gabinete Português de Leitura é um ponto turístico que não pode faltar na lista de coisas para fazer no Rio de Janeiro.
O local foi eleito como uma das bibliotecas mais bonitas do mundo pela revista Time e, além de uma arquitetura tradicional que impressiona os visitantes, o gabinete conta com um acervo de 350 mil volumes.
Esse é o maior número de obras de autores portugueses fora de Portugal. O acervo inclui obras raras, como um exemplar da primeira edição de “Os Lusíadas”, de 1572.
A visitação ao gabinete é gratuita e pode ser feita em dias úteis, das 10h às 17h. O espaço fica na região central do Rio de Janeiro, próximo à estação Uruguaiana do metrô.
Circo Voador
Quem busca o que fazer no Rio de Janeiro com opções mais artísticas e culturais pode aproveitar a programação do Circo Voador.
O espaço, localizado no bairro da Lapa, é palco de diversos shows e já recebeu artistas como Pitty, Gilberto Gil e Tame Impala.
Com capacidade para mais de duas mil pessoas, o Circo Voador é um dos principais passeios da noite carioca e fica próximo a bares, restaurantes e outras casas de shows.
Forte de Copacabana
Com muita história e um visual das praias do entorno, o Forte de Copacabana é uma das principais atrações do Rio de Janeiro.
Localizado ao final da praia de Copacabana, o Forte abriga o Museu Histórico do Exército, que conta com exposições sobre a história do Brasil. O museu fica aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
O local também fica próximo a cafeteria Colombo, permitindo ao turista visitar vários pontos turísticos do Rio de Janeiro, incluindo a praia de Copacabana.
Museu de Arte do Rio
O Museu de Arte do Rio, conhecido como MAR, é mais uma opção para quem busca o que fazer no Rio de Janeiro dentro de uma programação cultural.
Localizado na região central da Cidade Maravilhosa, na Praça Mauá, o museu foi inaugurado em 2013 e é abrigado por dois prédios, que são interligados por uma ponte.
Um desses prédios é o palacete Dom João VI, patrimônio histórico tombado que reserva uma bela arquitetura aos visitantes, além de abrigar exposições.
O local funciona de quinta-feira a domingo, com venda de ingressos das 10h30 às 17h. A visitação ao pavilhão de exposições acontece das 11h às 18h, com última entrada às 17h.
É possível comprar ingressos pessoalmente ou pelo site do Museu de Arte do Rio.
Vista Chinesa
Outra opção para quem gosta de um visual panorâmico é o mirante Vista Chinesa, localizado no Parque Nacional da Tijuca.
Construído entre 1902 e 1906, o local faz uma homenagem aos chineses que vieram ao Brasil no século 19, trazendo o cultivo de chá. A estrutura que celebra os imigrantes é chamada de pagode chinês e é feita de bambu e cimento.
Da Vista Chinesa é possível observar pontos turísticos importantes, como a Baía de Guanabara, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.
O mirante fica aberto diariamente, das 8h às 17h, e tem acesso gratuito. É possível chegar ao local de carro ou, para os mais aventureiros, pela trilha que sai do Parque Lage – com aproximadamente 9 km.
Paço Imperial
Entre as opções do que fazer no Rio de Janeiro, visitar o Paço Imperial é uma dica para quem gosta de atrações históricas.
Localizado na região central do Rio, na praça XV de Novembro, o Paço foi Casa dos Governantes e hoje é um centro cultural.
Além de receber diversas exposições, o local também conta com uma biblioteca, um restaurante e algumas lojas para os visitantes.
A visitação é gratuita e o Paço fica aberto de terça-feira a sábado, das 12h às 17h.
Mirante Dona Marta
O Mirante Dona Marta está entre os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, conhecido por proporcionar um visual de boa parte da cidade, incluindo o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Maracanã.
Localizado no Parque Nacional da Tijuca, o mirante fica a 360 metros do nível do mar e é possível chegar até ele de carro.
Com entrada gratuita, o local fica aberto 24 horas, mas seu horário oficial de funcionamento, indicado no site do Parque Nacional da Tijuca, é das 8h às 17h.
Além do mirante propriamente dito, há também um heliponto desativado, que atualmente também serve como terraço para os visitantes apreciarem o visual.
Mosteiro de São Bento
Com 432 anos de história, o Mosteiro de São Bento está localizado no centro do Rio de Janeiro, no Morro de São Bento, e reserva muitas belezas em seu interior.
A arquitetura reúne detalhes dos estilos barroco e rococó, com todo o interior coberto por talha de madeira dourada.
Além da arquitetura, o Mosteiro também abriga diversas artes históricas, como uma imagem de São Bento do século 17.
Para finalizar a visita, é possível apreciar um visual da região portuária do Rio, com vista para o Museu do Amanhã e para o Boulevard Olímpico.
O local fica aberto diariamente, das 6h30 às 18h30. Aos domingos, acontece a celebração da missa com canto gregoriano.
Roda gigante Yup Star
A roda gigante chamada de Yup Star é um dos principais passeios para fazer no Rio de Janeiro, especialmente para quem gosta de apreciar uma bela vista.
Com 88 metros de altura, a Yup foi inaugurada em 2019 e ocupou o lugar de maior roda gigante da América Latina até recentemente, quando foi substituída pela Rico, lançada em São Paulo com 91 metros.
Na atração do Rio de Janeiro, o passeio dura cerca de 20 minutos e os visitantes podem apreciar os principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, como o Cristo Redentor, o Museu do Amanhã e a Ponte Rio-Niterói.
A atração está localizada no Porto Maravilha e funciona todos os dias, das 10h às 18h. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Yup Star.
Parque Natural da Catacumba
O Parque Natural da Catacumba é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro para quem gosta de apreciar a natureza, assim como para quem é mais aventureiro e gosta de trilhas.
Inaugurado em 1979, o parque foi reflorestado na década de 70 e tem quase 27 hectares de área verde.
O espaço fica em frente a lagoa Rodrigo de Freitas e conta com vários mirantes que proporcionam uma bela vista do entorno da lagoa.
Um desses mirantes é o Sacopã, acessível por uma trilha de 600 metros. De lá, os visitantes podem observar a lagoa, o Jardim Botânico e a praia de Ipanema, além do Morro Dois Irmãos e da Pedra da Gávea.
Além da visitação, o parque também oferece atividades como rapel, arvorismo e muro de escalada. O local fica aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, com extensão até às 18h no horário de verão.
Lugares para sair no Rio de Janeiro a noite
Para quem busca o que fazer no Rio de Janeiro a noite, há uma vasta quantidade de opções para diferentes gostos.
Algumas atrações compartilhadas anteriormente, como o Circo Voador, os barzinhos da Lapa e o Bar da Laje, no Morro do Vidigal, estão entre essas possibilidades.
Outros lugares para visitar no Rio de Janeiro a noite são:
- Baixo Gávea: região de bares e restaurantes na praça Santos Dumont;
- Comuna: espaço com boate, galeria de arte, boutique e área para exposições;
- Pedra do Sal: espaço aberto com roda de samba, música e arte, localizado no Largo da Prainha;
- Rio Scenarium: um bar dentro de um casarão histórico do século 19, com sete ambientes, música, drinks e comida, localizado no centro da cidade;
- Cinema Odeon Claro: construído em 1926, o cinema fica no centro do Rio de Janeiro e recebe programação diversificada, de filmes a apresentações de balé.
Melhores praias do Rio de Janeiro
Entre os lugares turísticos no Rio de Janeiro, as praias são algumas das atrações mais procuradas pelos turistas.
Por isso, quem busca o que fazer no Rio de Janeiro não pode deixar de incluir passeios para as principais praias da cidade.
As mais conhecidas são:
- Prainha;
- Praia do Diabo;
- Praia do Leblon;
- Praia do Grumari;
- Praia de Ipanema;
- Praia do Arpoador;
- Praia da Barra da Tijuca.
Comer o famoso biscoito Globo e tomar um chá mate na areia da praia estão na lista clássica de coisas para fazer no Rio de Janeiro.
Como chegar ao Rio de Janeiro?
Para chegar ao Rio, os principais meios de transporte são ônibus, avião e carro. A cidade conta com dois aeroportos para receber os turistas: o Santos Dumont e o Galeão, sendo o primeiro mais próximo da região central.
A cidade tem ampla oferta de voos, disponíveis em três companhias aéreas: Gol, Azul e Latam.
Além dos aeroportos, o Rio de Janeiro conta com uma rodoviária nas proximidades do centro da cidade, com fácil acesso aos bairros.
Para quem vai de ônibus, basta virar a direita ao sair da rodoviária para encontrar um terminal municipal, que oferece linhas de ônibus para diversos pontos da Cidade Maravilhosa.
A viagem de carro saindo de São Paulo, por exemplo, percorre uma distância de 442 km – pouco mais de cinco horas de viagem.
Onde se hospedar no Rio de Janeiro?
O Rio de Janeiro é uma cidade grande e tem opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos, mas é importante considerar a localização da acomodação para facilitar o deslocamento durante a viagem.
Para quem viaja para conhecer as atrações históricas da Cidade Maravilhosa, a dica é ficar no centro do Rio, que tem boas opções de transporte e fica perto do aeroporto Santos Dumont.
O centro da cidade também fica próximo a muitos pontos turísticos, como o Museu do Amanhã, o Real Gabinete Português de Leitura e o Theatro Municipal, por exemplo. Neste ponto, o bairro de Santa Teresa costuma ser bastante procurado pelos preços mais acessíveis.
Para quem prefere mais agitação, a Lapa é outra opção interessante para hospedagem no centro do Rio de Janeiro.
Se a viagem for para aproveitar as praias cariocas, o ideal é se hospedar na Zona Sul. Nesta região, encontram-se os bairros de Ipanema, Copacabana e Leblon.
Além de ficar perto das praias, os bairros oferecem opções de restaurantes, shoppings e comércios. Eles também tem fácil acesso a outros pontos do Rio e várias estações de metrô para facilitar a locomoção.
Como é o clima do Rio de Janeiro durante o ano?
O clima do Rio de Janeiro tem uma média anual de 24º C, sendo o período de inverno, entre junho e agosto, o de temperaturas mais amenas. Durante o verão, os termômetros sobem e podem ultrapassar os 40º C.
No início de 2023, por exemplo, os termômetros registraram 40,3º, com sensação térmica de 54º C.
Onde comer bem no Rio de Janeiro?
Falando sobre gastronomia, também existe uma variedade de lugares para visitar no Rio de Janeiro e aproveitar uma boa comida.
A confeitaria Colombo é um desses lugares, assim como o Bar da Laje, mas existem outras opções, como:
- Meza Bar: localizado no bairro de Humaitá;
- Braseiro da Gávea: localizado no Baixo Gávea;
- Sushi Leblon: fica na rua Dias Ferreira, no Leblon;
- Complexo Lagoon: próximo a lagoa Rodrigo de Freitas;
- Cervantes: com uma unidade em Copacabana e outra na Barra.
Edição: Iluska Lopes e Edimea Teixeira / Fonte: CNN Brasil
ILUSKA LOPES – Jornalista, Sommelier e proprietária da IPANEMA WINE BAR. Especialista em Turismo, Professora, Locutora, Colunista e Diretora de Redação do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
iluska@tribunadaimprensalivre.com
EDIMEA TEIXEIRA – Gerente de Marketing Turístico e Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo