Por Michelle Meneses

A palavra Empatia se tornou quase que obrigatória em tempos de pandemia, isolamento e distanciamento social.

Mas o quê é exatamente Empatia?

É a capacidade de se colocar no lugar do outro, para que assim possa se compreender o sentimento, a angústia, o desconforto que ele está experimentando …é a capacidade de “sentir a dor do outro” como se fosse a sua dor!

Nesses tempos tão difíceis, é cada vez mais importante cultivar a Empatia, porque só assim poderemos com nossas atitudes e gestos suavizar a angústia que a pandemia causou em todas as pessoas.

Fomos afetados por um turbilhão de emoções e sentimentos negativos, imagens aterrorizantes, situações críticas, de uma hora para outra nossas vidas foram viradas do avesso, e contar com o olhar empático do outro é como se fosse um bálsamo em nossas dores.

Estamos todos exaustos fisicamente e emocionalmente, estamos distantes dos amigos e em muitos casos das pessoas que mais amamos! Não tem sido fácil, mas quem disse que a vida seria fácil?

Mais do que nunca o olhar do outro se faz extremamente necessário, porque em meio a esse caos, descobrimos que o nosso bem estar também depende da atitude positiva do próximo!

Então ter EMPATIA não significa “mimimi”, como muitos gostam de dizer, ser Empático é ser sensível e atento às necessidades do outro. Nós vivemos em comunidade, não vivemos isolados em uma ilha deserta, portanto exercer esse poderoso sentimento é uma demonstração de Respeito, é ser solidário no momento mais difícil que a humanidade está atravessando.

Que possamos ter hoje e sempre
Mais Empatia
Mais amor no coração
Mais tolerância em nossas atitudes
Mais doçura no olhar
Mais esperança na nossa caminhada
Mais delicadeza em nossas palavras!


MICHELLE MENESES – Advogada, Escritora, Mãe de 4 filhos e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.