Por Bolivar Meirelles –
Terrível! Mais que terrível! Hediondo! Terrível mesmo!
Pior que as noites gélidas que matam. Pior que o estômago sem alimentos. Fome, miséria. Recursos básicos não supridos. Saúde e educação. Pior que achar que a Terra é plana. Pior que defender as fogueiras da Inquisição. Pior do que ser contra a Ciência. Contra Galileu, “a terra gira em torno do Sol”. “Por si move”. Pior do que defender a Guerra contra o Vietnã. Geleia de gasolina jogada contra os vietnamitas defensores de sua morada. Pior que a bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki. Pior do que calar aos ouvidos Betoven e tantos mais. Antônio de Castro Alves: – “A praça é do Povo, como o Céu e do Condor!”. Não,… desentender que “Navegar é preciso, viver não é preciso”. Fernando Pessoa. Miserável miséria de certos pastores a vender o corpo de Jesus. Ah! Guerra Junqueiro! “No meio d’uma feira um pouco de palhaços…” Ah! Guerra Junqueiro! Os palhaços mudam, mudaram. Estão aí em sua memória. Exibindo e ganhando às custas do Jesus morto. Sempre aos interesses dos palhaços de dia. Usurpando os recursos financeiros de quem não tem. Hoje “Universal do Reino de Deus”…os Silas Malafaias também. Verso do adverso. Empreendedores do mal. Empreendedorismo da fé. Tirando de quem não tem. Miséria contracenando com a insensibilidade. Dadivosos de si próprios… filhos, netos e bisnetos… Pior do que achar que homem vale mais do que mulher. “Engravidam deveriam ganhar menos que homens”. Negros e índios…racismo claro, verbalizado. Ah! Noites de Luar! O negro das noites iluminadas, de luar, reflexo do Sol na solitária Lua terrestre. Pior do que o racismo. A misoginia, a perseguição homofóbica. Pior do que xenofóbicos. “Espelho espelho meu,…existe alguém pior que isso tudo?” Existe sim, oh povo brasileiro! Existem os que defendem todas essas discriminações e defendem o deflorestamento das florestas e o estupro, são contra as reservas indígenas e os quilombolas. Existem os que só pensam em si, os egoístas. Os que, absorvendo tudo isso já colocado, ainda procuram piorar as relações dos seres humanos. Relações quebradas entre pais e filhos. Existem os que se acham melhores que os outros, desumanizam as relações humanas. Os que, embora, aparentes seres humanos na forma, não o são. Quem são?
São os militaristas, os fascistas, os nazistas.
São os que, passado algum tempo da derrota de Hitler, Mussolini, Franco, Salazar, Estado Novo brasileiro, 21 anos de Governos Militares Ditatoriais no Brasil, de Integralismo de Plínio Salgado “Deus Pátria e Família”,…ainda querem reviver isso tudo no Brasil de hoje. Essa figura caricatural do capitão Jair Bolsonaro e seus generais oportunistas, essa mixórdia de civis vendidos e a parcela do povo equivocada, massa de ideologizados pelos cultos oportunistas, são muito pior que tudo isso. São absorvedores disso tudo e permanentes criadores de muito mais maldades. Resolvamos, embora no curto prazo, votando contra o militarismo, o fascismo e o Nazismo nesse 30 de outubro de 2022. É o possível, Lula 13.
A luta terá de continuar.
BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública e Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente do Conselho Executivo da Casa da América Latina.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Dia da Criança e seus Heróis
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo