Por Bolivar Meirelles

Ideal para alguns, muitos até… Derrotar o Bolsonaro. Para outros, os que acham que a Direita “arrependida” de haver votado em Bolsonaro no segundo turno, derrotar, a um só tempo, Bolsonaro e Lula… Existe um, “pendular” nessa realidade brasileira, o tal que viajou para Paris no segundo turno de 2018. As Forças políticas da Centro Esquerda, não fazem parte de uma nem de outra. Recentemente encontro da Direita “arrependida” com o “viajante” a Paris, com a Direita autodenominada “Centro” sem ser “Centrão”… Quadro real da política atual brasileira.

Não podemos fugir a “realidade concreta”. Dizer que o Lula descarta parcela dos votos arrependidos ao Bolsonaro, também é fuga da “realidade concreta”…Temos de atuar nesse contexto…

Bom sonhar, “sonhos de amor”… Sonhos em política concreta, inadmissível a quem já “navega” nesse ambiente a longo tempo. Até em amor se pode continuar a sonhar “Sonho meu! Sonho meu! Vai buscar quem mora longe…” É,…Dona Ivone Lara!… Ensina a esses sonhadores do impossível o que é o possível sonho. Mesmo no amor a realidade tem de ser concreta para que a vida seja efetiva e afetiva. Sonhar em política é perda de tempo. Paraquedas saltam com paraquedistas dos aviões, por força da gravidade, acabam chegando ao chão. Terrena realidade, “realidade concreta”. Concentremos nossa análise, estamos chegando a maio de 2021… Eleições nacionais em 2022…Não continuem no ar…os paraquedas não terão infinito resistir a “força centrípeta” da gravidade. Caiam na real! Preparem a aterrissagem. A Política Brasileira continua polarizada. Os políticos ditos “presidenciáveis” não “abrem mão” de suas pretensões, existem Partidos e bancadas a serem eleitas ao Parlamento, existe o “Fundo Partidário”. Acho que a dita Centro Esquerda já se entendeu. A “Direita Arrependida” é que tem de se pronunciar para que, não venha a continuar com seu arrependimento de eleger, para novo mandato, o Capitão fascista Presidente Jair Bolsonaro.

Os polos estão claros e definidos. Dona Ivone Lara dá saída para o amor não efetivado. Não dá, no entanto, para políticos arrependidos. Quem sabe? Até não tanto…


BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente da Casa da América Latina e Colunista do Caminhando Jornal TV (TVC-Rio)