Por Amirah Sharif –

Direito dos Animais!

“Então é Natal, e o que você fez?” É assim que inicia a canção de John Lennon e Yoko Ono traduzida por Rabello Claudio e interpretada por Simone.

Nós, protetores de animais, pressionamos, recentemente, no mês de dezembro, nas redes sociais todos os deputados para que não fosse aprovado o Projeto de Lei 5544/20, que regulamenta a prática da caça esportiva de animais no Brasil, envolvendo atos de perseguição, captura e abate.

E continua Simone cantando: “então é Natal, a festa cristã do velho e do novo, do amor como um todo”.

E eu me pergunto, como cristã: o Natal combina com perseguição, captura e abate de animais?

“Então é Natal, o que a gente fez?” O que fizeram conosco, com nossos animais, com a nossa gente?

Presentes Granado

Nesta ano, resolvi comprar os presentes natalinos na loja física Granado do centro do Rio, só porque a empresa dedica a coleção de Natal de 2021 da linha vintage para apoiar a causa do reflorestamento e preservação da Mata Atlântica.

Na época do descobrimento do Brasil, a Mata Atlântica era contínua como a floresta Amazônica e constituía a segunda maior floresta tropical do Brasil. Hoje, restam apenas 12,4% da Mata Atlântica que existia originalmente e é o bioma com maior número de espécies ameaçadas.

Fauna e flora

Vocês sabiam que mais de 60% dos animais ameaçados de extinção no Brasil estão na área da Mata Atlântica?

Vocês sabiam que são estimadas mais de 15.700 espécies vegetais no bioma, cerca de 5% da flora mundial?

Obtive todas essas informações ao ler o folheto digital da Casa Granado. Fiquei impressionada!

Granado e SOS Mata Atlântica

A Casa Granado, junto à Fundação SOS Mata Atlântica, abraça essa causa destinando 5% das vendas dos produtos da coleção “Folha Imperial” à conservação e recuperação deste importante bioma brasileiro.

Conservação e recuperação da Mata Atlântica combinam com o espírito do Natal. E assim, vou presentar parentes e amigos com produtos de qualidade e, ao mesmo tempo, vou contribuir com a preservação da Mata Atlântica, que é muito nossa!

Dica de mãe de pet

Dizem que, se você der banho no seu pet com o tradicional sabonete Phebo Odor de Rosas , as pulgas o abandonarão imediatamente. Sigo essa dica há anos e dá certo. E, além do sabonete, após o banho e a secagem do pelo dos meus filhos quatro patas, borrifo na palma de minha mão uma quantidade generosa da Colônia Odor de Rosas e passo neles.

Acho que eles gostam..

Espírito de Natal

O Natal é um estado de espírito. Cultivar a paz e a boa vontade, ter misericórdia, compaixão, isso, sim, é ter o verdadeiro espírito de Natal.

“Então bom Natal
E um Ano Novo também
Que seja feliz quem
Souber o que é o bem”.

AMIRAH SHARIF é jornalista, advogada, protetora dos animais e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre. asharif@bol.com.br


Tribuna recomenda!

NOTA DO EDITOR: Quem conhece o professor Ricardo Cravo Albin, autor do recém lançado “Pandemia e Pandemônio” sabe bem que desde o ano passado ele vêm escrevendo dezenas de textos, todos publicados aqui na coluna, alertando para os riscos da desobediência civil e do insultuoso desprezo de multidões de pessoas a contrariar normas de higiene sanitária apregoadas com veemência por tantas autoridades responsáveis. Sabe também da máxima que apregoa: “entre a economia e uma vida, jamais deveria haver dúvida: a vida, sempre e sempre o ser humano, feito à imagem de Deus” (Daniel Mazola). Crédito: Iluska Lopes/Tribuna da Imprensa Livre.