MST é Agricultura Familiar é alimento orgânico é para a mesa dos brasileiros! – por Emanuel Cancella
Por Emanuel Cancella –
Conheço o MST como poucos.
Tive a honra de ser coordenador do Sindipetro-RJ por seis mandatos, e durante esse período sediamos graciosamente em nossa sede um escritório do MST.
Financiamos inúmeras atividades do MST, talvez a mais importante a feira anual agrícola no centro do Rio.
Tive a honra de participar da ocupação de uma fazenda em Campos dos Goitacazes, junto com a coordenadora do Movimento Marina dos Santos, hoje deputada estadual do PT no Rio. A Fazenda pertencia a um cubano traficante de armas.
Junto com o MST e Marina ocupamos o ministério de Minas e Energia em Brasília contra o leilão de petróleo.
No Rio de Janeiro realizamos varias ocupações de prédios, Edise ANP, contra os leilões de petróleo da ANP, em defesa de nossa soberania e o nosso principal aliado era o MST.
O Brasil é talvez o único país de dimensão continental que não fez a Reforma Agrária.
Inglaterra, Holanda, Suécia, Estados Unidos e França já o fizeram há séculos. Japão, Itália, México e outros países, mais recentemente (2).
A Agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos de origem do campo, em ampla maioria orgânico, que vai para mesa dos brasileiros (1).
O ex presidente Bolsonaro se orgulha de não ter cedido terra para os índios e o MST, no entanto em seu governo, ocupações em reservas indígena, queimadas e ocupações de madeireiros em nosso biomas (Amazônia, Pantanal e Mata atlântica (3).
No Rio com aval de Bolsonaro queriam derrubar 200 mil arvores de Mata Atlântica para fazer uma pista de formula 1, no Camboatá (4).
O ex ministro, chefe do GSI general Augusto Heleno cedeu terra indígena, próxima aos ianomâmis a traficante de drogas (5).
O MST nunca irá ocupar sua propriedade se for uma propriedade produtiva, um latifúndio produtivo, e você não for um sonegador de impostos. As ocupações do MST se dão dentro do escopo legal, com base na Constituição Federal.
Esses homens e mulheres querem ocupar terra para, para assentar família que por inúmeros problemas foram expulsas das suas terra, e querem produzir alimentos saudáveis, para o Brasil e o mundo.
Conheça o MST em sua região, crie um comitê de apoio ao MST em sua universidade, escola, igreja, sindicato, combine com a coordenação e vá conhecer uma ocupação um assentamento.
Ajude o MST inclusive divulgando informações verdadeiras sobre o movimento!
Fonte:
***
AGENDA
https://www.oabrj.org.br/eventos/juizes-perseguidos-estado-direito
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo