Por Emanuel Cancella –
Do primeiro ministro do Reino Unido, de 1940 a 1945, Winston Churchill aos aviadores britânicos que derrotaram os alemães no espaço aéreo do canal da mancha: “Nunca tantos deverem a tão poucos (1)!”
O mesmo podemos dizer ao presidente Lula e ao ministro do STF Alexandre de Moraes.
Esses dois brasileiros derrotaram os golpistas bolsonaristas. Lula, embora tenha vencido as eleições, com certeza não governaria sem a atuação firme de Alexandre de Moraes. Por outro lado, o ministro Alexandre de Moraes também não sobreviveria numa vitória bolsonarista.
Se com o pai presidente eles não respeitavam nossas instituições, tanto que o deputado federal Eduardo Bolsonaro declarou que bastava um cabo e um soldado para fechar o STF (2), imagine se aceitariam o resultado das urnas.
Assim, com a vitória de Lula, veio a tentativa de golpe em 8/1.
O plano confessado à Veja pelo senador bolsonarista, Marcos Du Val, que em reunião com Bolsonaro e o deputado Silveira decidiram: “Anular as eleições, prender Alexandre de Moraes, afastar o presidente eleito Lula e manter no poder Bolsonaro (3)”.
Com certeza, em caso de vitória de Bolsonaro, o clã realizaria seu sonho de legalizar as milícias, como propôs o então deputado estadual Flávio Bolsonaro, o qual condecorou milicianos com a maior comenda da Alerj, a medalha Tiradentes (4,5).
Agora criticam o ministro do STF por manter presos os participantes do ato terrorista de 8/1.
Segundo a Justiça: Embora não exista prazo para prisão preventiva, ou seja, pode durar meses ou até anos, existem decisões jurisprudenciais para proceder com a soltura do indivíduo, já que se passaram anos sem andamento do processo (6).
A mídia conspira para desmoralizar o STF: “Sem endereço fixo, morador de rua preso no 8/1 pode voltar à cadeia.”
Lembrando que quem prende é a polícia não é o STF, que está analisando caso a caso para decidir o envolvimento de cada um.
Os bolsosonaristas, com apoio até do petista Jaques Wagner, tentam no Senado diminuir e tirar o poder do STF (7). Será que, num segundo mandato, Bolsonaro iria realizar o sonho do filho, Eduardo bolsonaro, de fechar o Supremo?
E será que além da Polícia Civil, PF, PRF, Força Nacional e PM teríamos como força pública também as milícias como tentou o então deputado Flavio bolsonaro?
O ódio dos Bolsonaro ao STF tem um nome: medo. São muitos “deslizes” e eles sabem que só o STF para barrá-los. Qual o nome do ódio da mídia ao STF?
Fonte:
1 – https://karonte.com.br/winston-churchill-nunca-tantos-deveram-tanto/
8 – https://www.bbc.com/portuguese/articles/c5155ndxvelo
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Especialistas
DÍVIDAS – por Caio Mirabelli
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo