Por Caio Mirabelli –
- É o rendimento que se obtém quando se empresta dinheiro por um determinado período.
- Os Juros são para o Credor uma compensação pelo tempo que ficará sem utilizar o dinheiro emprestado.
TAXA DE JUROS
- É o instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação sob controle ou para estimular a economia.
- Se os juros caem muito a população terá maior acesso ao crédito e assim, poderão consumir mais. Entretanto, se os juros sobem, o Banco Central inibe o consumo e o investimento que ficarão mais caros, a economia desacelera, evita-se que os preços subam, ou seja, que haja inflação.
- Com o aumento da taxa básica de Juros, o Banco Central aumenta a atratividade das aplicações em títulos da dívida pública. Assim, começa a faltar dinheiro no mercado financeiro para viabilizar investimentos que tenham retorno maior que o pago pelo Governo. Contudo, a redução da taxa básica de juros viabiliza investimentos, migração de recursos da renda fixa para a Bolsa de Valores.
- É importante ressaltar que o aumento da taxa básica de juros, impede o financiamento do setor produtivo.
Referência Bibliográfica:
Livro: Neotrabalhismo Brasileiro, Autor: Caio Mirabelli, Editora: Drago Editorial
CAIO MIRABELLI – Advogado, Jornalista, Escritor, Presidente da Comissão de Ciências Políticas e Econômicas da OAB-RJ, Vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Daniel Mazola Fróes de Castro – Jornalista profissional (MTE 23.957/RJ); Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional; Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil; Pós-graduado, especializado em Jornalismo Sindical; Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio); Ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Conselheiro Efetivo da ABI (2004/2017); Foi Assessor de Imprensa da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) e do Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ); Vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013); Editor do jornal FAFERJ (Federação das Associações de Favelas do Estado do RJ); Editor do jornal do SINTUFF (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal Fluminense-UFF); Editor do jornal Folha do Centro (RJ); Editor do jornal Ouvidor Datasul (gestão empresarial e tecnologia da informação); Subeditor de política do jornal O POVO, Repórter do jornal Brasil de Fato; Radialista e produtor na Rádio Bandeirantes AM1360 (RJ). Também faz assessoria de Imprensa e projetos de Comunicação para empresas e organizações, atuando na criação de conteúdo e arquitetura de informação de sites e blogs.
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo