Redação –
O Instituto Sicoob, em parceria com o Sistema Sicoob Rio, disponibiliza gratuitamente ao público em geral orientação financeira por meio de videoconferência, às quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h. Para participar, o interessado precisa marcar um horário através do link: sicoobrio.com.br/edfinanceira e preencher o formulário. Em seguida, receberá um email de confirmação com o dia, a hora e o endereço de acesso ao atendimento via plataforma Zoom. Cada usuário tem 45 minutos, em particular, para tirar suas dúvidas com voluntários especialistas em finanças, planejamento de gastos e investimentos. A iniciativa do Instituto Sicoob – que faz parte do Sicoob, o maior grupo de cooperativismo de crédito do país – visa aconselhar a população durante a quarentena da pandemia da COVID-19 e que enfrenta um período de retração econômica.
“Como lidar com dívidas, planejar investimentos e estruturar o orçamento familiar são as questões mais frequentes do público que nos procura. Nos 45 minutos, o indivíduo recebe atenção exclusiva de um dos nossos voluntários das cooperativas do Sistema Sicoob Rio ou de um profissional capacitado em educação financeira. E poderá realizar uma nova consulta, se precisar”, diz Silvana Lemos, coordenadora do Instituto Sicoob no Rio. “Vamos levar o atendimento também aos refugiados que vivem no Rio, em uma parceria com Furnas, no mês que lembra o Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho. É uma ação restrita de educação financeira”.
O Sistema Sicoob Rio está presente nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro e reúne oito cooperativas de crédito. E coloca à disposição dos seus associados serviços de conta corrente, meios eletrônicos de pagamento, crédito, consórcio, previdência, seguros, investimentos, cartões, cobrança bancária, além do aplicativo bancário mais bem avaliado no segmento.
O Sicoob Central Rio e suas cooperativas filiadas fazem parte do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (o Sicoob), com 4,6 milhões de cooperados – o maior do setor no país, presente em todos os estados e no Distrito Federal. E oferece aos seus associados 3.129 agências em 1.795 municípios (o quinto lugar entre as instituições financeiras) e mais de 4.900 postos eletrônicos de autoatendimento próprios e 20 mil pontos da rede Banco24Horas. Em 270 municípios do Brasil, o Sicoob é a única organização financeira.
O Sicoob fechou 2019 com 78% de operações digitais, soma das transações realizadas no mobile banking e internet banking. Destaque do período também foi a associação de novos cooperados pelo aplicativo “Sicoob Faça Parte”. As plataformas digitais do Sicoob têm sido reconhecidas pelo mercado brasileiro em premiações recorrentes.
No Sicoob, os associados são donos de suas respectivas cooperativas, participam de forma igualitária das decisões e dos resultados em uma instituição administrada democraticamente; o que proporciona aos cooperados taxas mais justas e o retorno das sobras líquidas apuradas ao término de cada período (os chamados lucros dos bancos).
Fonte: cooperativismo.org.br
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo