Por Renato Darlan –
Hoje acordamos com destaque especial para presença do então presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que desfilou em uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro.
Junto ao Deputado, outras muitas figuras ilustres da política nacional, detre eles o Governador, o atual Prefeito, Portelense assumido e até o Ministro do Supremo Tribunal Federal Nunes Marques, foi visto desfilando pela avenida conhecida por apresentar ao mundo o maior espetáculo da terra.
Que problema tem nisso? Absolutamente nenhum. O problema está na hipocrisia. A matéria enfatiza que o atual presidente desfila ao lado de um “bicheiro renomado”. Quem conhece o carnaval carioca, quem frequenta a passarela do samba sabe que é comum encontrar com ministros, desembargadores, juízes, promotores, delegados e políticos não só saboreando o carnaval e os desfiles como curtindo nos camarotes, muitos deles patrocinados pelos principais responsáveis de todo esse espetáculo.
Aí está o problema, os mesmos que vivem o carnaval com alegria e intimidade, são os mesmos que marginalizam. Isso deveria ser um alerta final para entender, porque o Brasil, ainda é um dos pouquíssimos países da América que ainda marginalizam o jogo. Isso representa um atraso e uma grande incoerência. Alguns já se foram mas graças a “velha guarda”, que o Rio de Janeiro é o dono a décadas do maior espetáculo da terra. Parece que quando o carnaval acaba, cortamos os laços e esquecemos do bem que esses senhores fazem a nossa cidade maravilhosa.
A prova da seriedade dessa grande festa foi a presença especial e ilustre do então Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Luiz de Almeida, que desfilou na Portela.
Aproveitemos essa alegria e essa comunhão para agradecer e reverenciar os responsáveis.
Viva seu Anisio, Capitão Guimarães, Rogério Andrade, Jaider Soares, aos saudosos Luisinho Drumont, Turcão, Castor de Andrade e todos aqueles que dedicam um ano inteiro para nos presentear com todo esse espetáculo.
Viva!!!
RENATO DARLAN é advogado criminalista, membro da comissão de Processo Penal da OAB/RJ e do conselho consultivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Na antessala do golpe
Poesia: AMOR – por Walter Oaquim
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo