Redação –
O ministro da Defesa, o general Fernando de Azevedo Silva, afirmou, nesta terça-feira, dia 16, no Recife, que as Forças Armadas “são fiéis aos ordenamentos jurídico e democrático”. “As Forças Armadas estão isentas da política”, declarou, durante visita ao centro de comando da Covid-19.
Na capital pernambucana, o general cumpriu o segundo dia de visitas ao Nordeste. Em uma rápida entrevista coletiva, o ministro Azevedo e Silva falou sobre as atribuições das Forças Armadas e do papel dos militares. “Desde a Constituição de 88, quer dizer já são três décadas, nós fomos fiéis e somos fiéis aos ordenamentos jurídico e democrático em vigor. Demos provas disso”, disse.
HARMONIA – Ele também falou sobre a relação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Estamos conscientes também do artigo da Constituição sobre a harmonia e independência dos poderes. Cada poder tem que respeitar o limite do outro”, afirmou. O general não falou sobre as questões envolvendo o governo Bolsonaro e o Judiciário, mas disse que “as Forças Armadas não têm viés político nenhum. O pessoal da ativa está voltado para missões, atribuições e operações do dia a dia”.
Ainda segundo ele, “as Forças Armadas estão isentas da política”. O general também declarou que, como ministro da Defesa, é “o representante político das Forças Armadas. Mais ninguém”. Ao ser questionado sobre os problemas envolvendo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, ele disse que “isso é uma questão do presidente da República”. “Não compete a mim dar opinião”, afirmou.
IMPRUDENTE – Na quinta-feira, dia 15, O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o ministro Weintraub, “não foi muito prudente” ao comparecer, no domingo, dia 14, a um ato de apoio ao governo na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Segundo Bolsonaro, o ministro estava representando a si próprio e não ao governo.
No Comando Militar do Nordeste, no bairro de Curado, na Zona Oeste do Recife, o general visitou o Centro de Coordenação de Operações, onde recebeu informações sobre o trabalho do Comando Conjunto Nordeste na operação de combate à Covid 19 (veja vídeo acima).
O Comando conjunto Nordeste é um dos dez criados no Brasil para lidar com a pandemia. Inclui os estados de Alagoas, Ceará, Piauí , Sergipe e Pernambuco. O Ministro conversou por videoconferência com os outros comandos conjuntos. Também participaram do encontro o comandante militar do Nordeste, general Marco Antônio Freire Gomes, e o comandante do conjunto Nordeste, general Ivan Ferreira Neiva Filho.
AÇÕES – Desde março, segundo ele, os militares realizam várias ações. Entre elas, estão o transporte de materiais e equipamentos, de cestas básicas. As forças, afirmou, também estão ajudando na conscientização da população, com distribuição de panfletos e orientações. “É uma guerra que estamos vencendo”, declarou.
Também estão sendo realizadas ações de desinfeção de locais públicos e doação de sangue. “A nossa Marinha, o nosso Exército e a nossa Força Aérea Brasileira estão de parabéns”, declarou.
Fonte: G1
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo