Por Bolivar Meirelles

Fronteiras? Sociedade de Classes? Estado Nacional. Forças Armadas. Poder Judiciário. Marcas indiscutíveis do processo social repressivo. Um, a força sem discussão. Recentemente, uma Força Armada, através de seu Comandante, disse: “Quem tem armas…”. Armas do Povo entregues a um irresponsável usuário. Rui Barbosa dizia: “A pior ditadura é a do Judiciário”. Um detém as armas físicas. O outro detém as armas da lei. Examiná-las e julgar. Três Poderes, diz a “literatura” na Democracia Burguesa. “Executivo; Legislativo; Judiciário”. Um Poder só diz a Realidade Concreta: “O Poder da Classe Dominante”. Este hegemônico no Estado Burguês. Verdadeiro Poder. As leis são burguesas. O regime se defende através das leis.

Forças Armadas e Poder Judiciário. Cerne da defesa da exploração de classe.

Mais valia, mais valia relativa, propriedade privada dos meios de produção. A lei protege o Capital privado. Descarada realidade! Ideologia de educação do militar. Judiciário julga na forma das leis burguesas. A refeição está preparada para “jantar” o trabalhador. Ordem ao Povo. Simples assim: “Um manda o outro obedece”. E, o General Pazuello explicitou a realidade dos inconscientes. Rede de inconsciência. Imersão total. Alienação. Esperamos, um dia, mesmo que não para nossa geração, tenhamos a Pátria Universal. Sem fronteiras; sem classes sociais; sem racismo; sem misoginia; sem discriminações… Aí sim, poderemos pensar numa Pátria Grande, sem a arrogância das armas e dos intérpretes das leis. Talvez voltemos a ter uma simples Polícia de Vigilância Civil e Desarmada e a volta do Juiz de Paz na Roça.

Nesse tempo os representantes do Povo no Poder serão mais simples por mais direta a Democracia. O Executivo, não cumprindo a vontade Popular estará fora do Poder. O legislativo será o Povo nas ruas.


BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente da Casa da América Latina.


Tribuna recomenda!