Por Cláudia Freitas

Na semana em que se celebra a Independência do Brasil, o portal Tribuna da Imprensa Livre vai exibir uma série de reportagens sobre os povos originários no centro-oeste do Brasil.

A matéria que vai ao ar na nossa Web TV a partir desse domingo (6), faz uma viagem às aldeias xavantes no Mato Grosso e mostra uma triste realidade que os indígenas dessa região estão enfrentando por causa da pandemia. Eles estão lutando pelos seus direitos básicos de assistência à saúde e por dignidade, enquanto contabilizam os óbitos dos seus entes queridos em decorrência da doença.

As reportagens produzidas pelos jornalistas Cláudia Freitas e Roger Mcnaught, com edição de imagem de Luiz Pereira, mostram os recentes conflitos entre as tribos xavantes e o governo federal, que na semana passada nomeou um militar do Exército, com passagem pelas tropas norte-americanas, para coordenar o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei Xavante).

Enquanto dura o cabo de guerra entre governistas e indígenas, cresce a cada dia o número de infectados pelo novo coronavírus nas aldeias xavantes. Os motivos das estatísticas alarmantes são muitos, desde a porteira aberta para os visitantes, especialmente do campo político, até o abandono pelas autoridades competentes.


CLÁUDIA FREITAS é repórter e há 30 anos atua como pauteira, produtora de conteúdo, repórter e assessora de comunicação. Já passou pelo Jornal do Brasil, TV Bandeirantes, Câmara Municipal do Rio. Produz matérias especiais para a Revista Viu! e Web TV Eu, Rio!, especialmente nas áreas de Segurança Pública e Política, na abordagem investigativa. Por duas vezes foi finalista do Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal, com as reportagens “Os bastidores da Fifa nas vendas de ingressos para a Copa no mercado negro” e “Aborto legal no RJ: ignorados no debates eleitorais e desrespeitado pelo governo” (pelo Jornal do Brasil Online); Menção Honrosa no Fórum Cultural da Baixada Fluminense, com as reportagens “Caminhão da prefeitura de São João de Meriti joga lixo em vazadouro clandestino” (JB); “Em santuário ecológico, água do rio vira ameaça para a saúde da população” (JB); “A máfia das concessões de táxi bancada pela prefeitura de São João de Meriti” (Band). Autora da Revista Estratégia e Desenvolvimento do Rio de Janeiro (Editora Target), lançada pelo governo do Estado e distribuída às comitivas presidenciais durante a Olimpíada 2016 e do anuário do governo federal Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade (2018). Agora é colaboradora do jornal Tribuna da Imprensa Livre.