Categorias

Tribuna da Imprensa Livre

EDITORIAL – A mentira acima de tudo…
Editorial

EDITORIAL – A mentira acima de tudo…

Diz o ditado popular que a mentira tem pernas curtas. A história moderna brasileira, entretanto, mostra que, às vezes, a mentira demora tempo demais para ser desmascarada. É o caso da grande mentira em que Lula, o PT e seus puxadinhos se transformaram. E do grave precipício para onde estão conduzindo o Brasil, ao som desta marcha de mentiras.

Nesta edição, faremos uma leitura detida do resultado das eleições, sem fugir da grande derrota que sofri junto com meu partido, o PDT. Mas o fundamental é examinarmos, antes, o quadro geral do país, sob todos os aspectos, mas especialmente sobre a economia, a condução política e institucional e nossos costumes.

Por qualquer ângulo que se queira considerar, parece que o navio da mistificação e da mentirada de Lula, está fazendo água. Vejamos a primeira contradição entre a realidade e a mitologia lulista, a economia. Tudo vai muito bem na conversa fiada petista, enquanto a opinião pública registra crescentes indicadores de desagrado com o governo.

Como se explica? A mim, me parece simples. No modelo econômico neoliberal – agravado entre nós pela perversão do rentismo que Lula pratica enquanto fala diferente – o desemprego está na mínima histórica e a renda na máxima histórica. Povo ingrato, né, petezada? É não.

É que no poder Lula e o PT nada fizeram para aperfeiçoar o mundo do trabalho e, entre nós, o que esta gente chama metaforicamente de emprego, encobre, na verdade, que 40% da nossa força de trabalho estão na informalidade mais selvagem.

É bom dissecar o que é isto: jornada de trabalho de até 14 horas diárias; nada de descanso semanal remunerado; nada de 13º salário, aliás, sequer garantia de salário-mínimo; nada de férias, e, ao fim da vida útil, nada de aposentadoria.

Quatro em cada DEZ dos “empregados” de Lula e do PT estão sob estas condições. A renda está em alta? Vejamos: em 2014 a renda média real dos brasileiros era de R$ 2.850. Em 2024 esta renda média real é de R$ 2.846 – QUATRO REAIS A MENOS do que dez anos atrás! Não se desconhece que neste 2024 a renda domiciliar per capita atingiu o melhor valor desde 2012, mas o incremento foi desta proporção!

O que o povo sente é que a economia brasileira está estagnada e que falsas médias estatísticas servem à propaganda e à mentira, mas não respondem ao drama socioeconômico de uma economia garroteada por um modelo que só agrava a já pior concentração de renda do mundo organizado.

O que explica, me respondam por favor, que o salário-mínimo brasileiro seja o pior das Américas, só sendo melhorzinho do que as caóticas Argentina e Venezuela? E isso no QUINTO governo de Lula e do PT. Ou seja, em vinte anos de mentiras e engodo!

Ainda na economia popular. Lembram da mentira do “Desenrola”, cópia muito mal-feita (e rendida aos banqueiros) de projeto que apresentei ao Brasil para encarar o flagelo – de central efeito macroeconômico – da inadimplência de massa entre nós?

Pois bem, na data eram 72 MILHÕES de brasileiros humilhados nas listas do SPC/SERASA. Sabem quantos são hoje? Exatos 72 MILHÕES de brasileiros! Que tal dizer a eles que tudo vai bem na economia como a mentirada compulsiva do mitomaníaco mor da república Luiz Inácio tem feito?

A propósito, a inadimplência está em franca alta entre os brasileiros, o que tende a piorar muito estes números de humilhados do SPC. Como assim, a mentira oficial anuncia recorde na alta da renda e a incapacidade de pagar as contas pelo povo aumenta?

Quem sabe, talvez seja mais um efeito estrutural da grande canalhice recente de Lula e do PT que é a “legalização” da jogatina entre nós as tais “BETS”. Pouca coisa, aliás, me indignou mais que esta molecagem corrupta de Lula e do PT. Mentem que foram os outros, mas quem regulamentou mal e porcamente esta aberração que está destruindo famílias pelo Brasil afora foi Lula, através da lei No 14.790/2023.

Para não pensarem que só penso no povo trabalhador, terão aqui também números que demonstram o ambiente de negócios do país: entre 2023 e 2024 está se anotando uma alta mais do que expressiva nos pedidos de recuperação judicial, antessala da falência.

Em 2023, os pedidos subiram nada menos do que 70% e só no primeiro semestre de 2024 mais de 1.000 pedidos foram registrados, um aumento importante em relação ao mesmo período do ano passado; entre eles, me dói dizer, mas é necessário, a COTEMINAS, empresa nacional exemplar, sempre administrada com a maior austeridade pelo seu ex-presidente o vice de Lula, José Alencar, e atualmente por seu filho, Josué Alencar, ninguém menos do que presidente da FIESP.

Genocídio empresarial mesmo está acontecendo entre as pequenas e microempresas. A fraude grosseira das Lojas Americanas segue protegida por Lula e seu governo apodrecido.

Mentira grande, e muitíssimo grave, é o que Lula faz na política, aqui lida como forma de manejar o governo e suas relações institucionais com os outros poderes e com as instâncias federativas. Corrupção orgânica e sistemática em valores nunca antes sequer imaginados, sob o pretexto agudamente mentiroso de que seria esta uma necessidade inevitável do que mentirosamente Lula e seus cúmplices chamam de “governabilidade”.

Houvesse mesmo esta necessidade e teríamos uma agenda própria do governo, a depender de deliberação de maiorias rebeldes no parlamento. Não há esta agenda, nunca houve. A única “reforma” que está andando no Congresso seria a tal reforma da tributação do consumo. Não é nem nunca foi agenda de Lula. É mentira também.

Lula pega carona em processo que vinha do governo passado para atender ao lobby da indústria e dos estados ricos “contra a guerra fiscal”. Vai nascer o IVA do PT com a maior alíquota do mundo! Porque – mentira sobre mentira – Lula fala, mas não faz, sequer propõe, uma mudança no principal defeito de nosso caos tributário que é sua regressividade.

Nada mais estaria a depender de tantas concessões criminosas e corruptas feitas dolosamente por Lula. Medo de CPI e o poder pelo poder são a verdadeira explicação para o fato de que virou “normal” entregar meia centena de bilhões de reais à roubalheira e ao clientelismo desbragado.

O que a mentira de Lula está fazendo é construir um monstro, talvez invencível, pela cristalização de uma representação política ultra reacionária e ladra. Vejam o resultado das eleições.

Voltaremos ao assunto especificamente, mas um rápido levantamento demonstra que 70% dos prefeitos turbinados pela roubalheira das emendas Lula, se reelegeram. Eis aí a garantia a futuro de que a profecia de Dr. Ulisses Guimarães vai se realizar talvez definitivamente: “se você acha este Congresso ruim, espere só pelo próximo”. Apodrecer por uma geração a representação política brasileira, outra obra do Pinóquio petista que temos como presidente.

Juros em alta, câmbio volátil, crescimento acelerado da dívida pública, mentira muita na contabilidade nacional…tudo isto vai ficando cada vez mais claro. Não é só a corrupção sistemática que caracteriza a deformação de Lula e do PT, é a mentira acima de tudo…

Mas, diz o povo, a mentira tem pernas curtas.

BRIGA DE RUA – ROUND TRÊS

Autor: Ciro Ferreira Gomes, advogado, professor universitário e político brasileiro, filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), do qual é vice-presidente, também é membro do Conselho Consultivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre.

DANIEL MAZOLA – Jornalista profissional (MTb 23.957/RJ); Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional; Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil; Pós-graduado, especializado em Jornalismo Sindical; Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio); Ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Conselheiro Efetivo da ABI (2004/2017); Foi vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013). 

SIRO DARLAN – Advogado e Jornalista; Editor e Diretor do Jornal Tribuna da imprensa Livre; Ex-juiz de Segundo Grau do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ); Especialista em Direito Penal Contemporâneo e Sistema Penitenciário pela ENFAM – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados; Mestre em Saúde Pública, Justiça e Direitos Humanos na ENSP; Pós-graduado em Direito da Comunicação Social na Universidade de Coimbra (FDUC), Portugal; Coordenador Rio da Associação Juízes para a Democracia; Conselheiro Efetivo da Associação Brasileira de Imprensa; Conselheiro Benemérito do Clube de Regatas do Flamengo; Membro da Comissão da Verdade sobre a Escravidão da OAB-RJ; Membro da Comissão de Criminologia do IAB. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2019 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do Jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *