Por Iluska Lopes

O convidado da semana do programa TRIBUNA NA TV – vai ao ar hoje, meia noite na TVC-Rio, canal 6 da operadora Net – é o ecologista SÉRGIO RICARDO. Engajado nas causas ecológicas e sociais, é o coordenador do movimento BAÍA VIVA.

Suas ideias e ações são reconhecidas pela defesa da qualidade ecológica. Sobre a poluição da Baía de Guanabara, Sérgio mantém a esperança de um dia melhorar suas condições. “Uma solução de médio prazo são as estações de tratamento de esgoto que precisam funcionar a todo vapor para diminuir a quantidade de esgoto despejados na baia. Mas isso requer vontade política de querer mudar, e eu acredito que seja possível”.

O ecologista alertou para a degradação dos Rios Paraíba do Sul e Guandú, “o lixo químico põe em risco o abastecimento de 12 milhões de pessoas no Rio de Janeiro. Resíduos produzidos pela empresa CSN são acumulados há anos em terreno próximo à margem do rio Paraíba do Sul, o mais importante do estado”.

Baía Viva (Divulgação)

Lembrou que o Dia Mundial da Água (22 de março) será “comemorado” com a constatação de bilhões de litros de chorume despejados na Baía de Guanabara todo ano. Chorume é o líquido poluente de cor escura e mau cheiro, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos. O coordenador do Movimento Baía Viva, destacou que as principais fontes do vazamento de chorume na Baía de Guanabara são os lixões de Gramacho, em Duque de Caxias, e o de Itaóca, em São Gonçalo.

O programa vai ao ar dia 18, de terça pra quarta-feira a meia noite, TVC-Rio – canal 6 da NET. Também pode ser assistido no YouTube do jornalista Daniel Mazola. Deixe seu like, inscreva-se no canal e compartilhe!