Por Daniel Mazola –
O advogado Carlos Alberto Cacau de Brito, reconhecido por sua atuação em defesa dos direitos fundamentais e militância na área dos Direitos Humanos, passa a integrar o Conselho Consultivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
Em 2020 o movimento negro alcançou outro patamar, o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos provocou (tanto de ativistas negros como de pessoas brancas) uma onda de protestos contra o uso excessivo de violência policial, aqui no Brasil vimos cenas da brutalidade que, na véspera do Dia da Consciência Negra, levou à morte de João Alberto Silveira Freitas, um homem negro de 40 anos, por dois seguranças brancos de um supermercado da rede Carrefour em Porto Alegre, o fato causou indignação geral da sociedade.
A pedidos dos leitores e por convicção editorial, convidamos o advogado, teólogo e escritor, Dr. Cacau de Brito para escrever regularmente sobre o tema. “Dou graças a Deus por este convite do jornal Tribuna da Imprensa Livre. Além do movimento negro, prioridade da coluna, tratarei de grandes temas como o Brasil e sua gente, vida, sociedade, família, juventude, direitos humanos, justiça, meio ambiente. O fio que aos poucos vai juntando todos esses temas é a boa ética do evangelho“, disse o novo colunista e também integrante do Conselho Consultivo do jornal.
O racismo no Brasil guarda especificidades em relação a outros países, como a África do Sul e os Estados Unidos, por exemplo. Isso faz com que o movimento negro no Brasil também seja específico, embora tenha recebido influências das lutas pela libertação nos países africanos e pelos direitos civis nos EUA. O grande desafio do movimento negro brasileiro, especialmente a partir da década de 1970, foi enfrentar o “mito da democracia racial”, que ganhou força principalmente após a publicação do clássico Casa grande & senzala, de Gilberto Freyre, em 1933.
Daqui em diante o movimento negro será pautado com periodicidade e muito conhecimento, entre nossos seletos articulistas temos agora um autêntico cristão militante do movimento negro. Seja bem-vindo, Dr. Carlos Alberto Cacau de Brito!
BIOGRAFIA
Cacau de Brito é baiano da cidade de Jaguaquara, onde iniciou seus estudos no Colégio Taylor Egídio e sua militância na Aliança Bíblica Universitária – ABU, mudando-se para Salvador na juventude e para o Rio de Janeiro, no início dos anos 1980, para estudar Teologia no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, onde foi presidente do Centro Acadêmico Dr. Shepard.
Em 1991 se formou em Direito na Universidade Gama Filho e, desde então iniciou sua militância na área dos Direitos Humanos, defendendo as vítimas da violência urbana, das balas perdidas e da exclusão e do descaso do Poder Público que lutam por seus direitos.
É fundador da Associação dos Ex-alunos do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e da Associação dos Advogados Evangélicos do Rio de Janeiro. É membro da Igreja do Recreio e do Centro de Cultura e Juventude Cristã.
Em 2015 lançou seu primeiro livro: Sem meias palavras, uma coletânea dos seus principais artigos publicados nos últimos anos.
Em 2020 lançou seu segundo livro: Frente a frente com Cacau de Brito.
É filiado ao Partido Democrático Trabalhista – PDT, desde 1985, e membro da Executiva Nacional.
Foi diretor do Procon-RJ, assessor na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda – SMTE, no Rio de Janeiro e chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – ALERJ, em duas legislaturas.
É fundador e coordenador do Movimento O Rio pede paz e do Fórum da Cidadania do Rio de Janeiro.
Foi colunista do Jornal O Dia. É colunista da Revista Elos.
É colaborador do Projeto Cristolândia, um programa permanente de prevenção, recuperação e assistência a dependentes químicos e codependentes, dirigido pela Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira.
***
Leia também: SOMOS SIRO DARLAN! Depoimentos de Cacau de Brito, José Mattos e Salomão Maia
DANIEL MAZOLA – Jornalista profissional (MTE 23.957/RJ); Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional; Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil; Pós-graduado, especializado em Jornalismo Sindical; Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio); Ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Conselheiro Efetivo da ABI (2004/2017); Foi Assessor de Imprensa da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) e do Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ); Vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013); Editor do jornal FAFERJ (Federação das Associações de Favelas do Estado do RJ); Editor do jornal do SINTUFF (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal Fluminense-UFF); Editor do jornal Folha do Centro (RJ); Editor do jornal Ouvidor Datasul (gestão empresarial e tecnologia da informação); Subeditor de política do jornal O POVO, Repórter do jornal Brasil de Fato; Radialista e produtor na Rádio Bandeirantes AM1360 (RJ).
MAZOLA
Related posts
1 Comment
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo
Esta no Ar para o Brasil e Mundo a Ligth Fm/ Supernova Fm ( Online ), com uma programação musical adulta de qualidade Top. 2021.