Por Bolivar Meirelles –
Claro, todos minimamente inteligentes sabem que um grande executivo, quer Civil quer Militar, comanda. Ninguém da alta esfera gerencial gerencia sozinho.
O General Villas Boas não seria exceção. Porque seria? Homem preparado para os altos escalões militares já sabia que Napoleão Bonaparte, por mais genial na arte da Guerra, não poderia pensar a sós. Imagine o simples General Villas Boas, na intimidade de seus colegas, denominado o VB… Claro que não. Ouvia sim seu Estado Maior e seus comandados diretos os Generais de Exército.
Acontece, porém um fato novo uma coisa é Comandar e outra coisa é “Mandar com”.
Ora, reunido o Chefe com seu Estado Maior, ouvido este e seus comandados diretos, no caso o Alto Comando do Exército, a ordem, os atos e a responsabilidade passam a ser do Chefe Maior, no caso singular, do Comandante do Exército. Brasileiro no caso. Guardar-se atrás de seus comandados e distribuir a responsabilidade com eles como se o “Mando Com” fosse o natural, passa a ser um ato de inconteste covardia. A responsabilidade é do Chefe, do Comandante.
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ganhou notoriedade pelo fato de assumir a responsabilidade. Simples Alferes, hierárquico pequeno. Não era importante na carreira nem Chefe do movimento “subversivo”, contestatório, em que se envolveu. Coragem sim, dignidade.
Pagou o preço. A diferença de Joaquim José da Silva Xavier para Joaquim Silvério dos Reis, delator, foi o comportamento, um assumiu a responsabilidade, o outro delatou.
Tiradentes virou o ícone principal de Herói Nacional.
Quem comanda assume. Quem “manda com”, se perde na irresponsabilidade e nos meandros da História. Provavelmente o Joaquim Silvério dos Reis deve ter sido muito torturado e entregou seus companheiros de empreitada. Com toda certeza o Comandante do Exército Villas Boas, maior Posto da Força, nem um pequeno grito ouviu, mas…nem entendi…, quiz dividir a responsabilidade de haver pressionado o Supremo Tribunal Federal.
É, uns entram para a História pela Porta da Frente, outros…preferem a Porta dos Fundos…
BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente da Casa da América Latina e Colunista do Caminhando Jornal TV (TVC-Rio).
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo