Por Lincoln Penna –
As amizades que já tomaram conhecimento do meu mais recente livro, cuja publicação sairá brevemente, seguem três parágrafos que dão uma ideia de seu conteúdo. Creio que assim, possa suscitar o interesse para um debate futuro.
A propósito, o MODECON (Movimento em Defesa da Economia Nacional) deverá proximamente organizar uma roda de conversa sobre o tema tratado no livro, mas enquanto não organizarmos esse evento, para retomar ainda remotamente as nossas atividades, estou disponibilizando alguns trechos do livro para instigar o debate, já suficientemente provocado pela conjuntura política que se está a viver nesses momentos de grande tensão.
Eis os trechos reunidos ao acaso, para simples registro.
A República dos Golpes
“Sendo os golpes expressões das lutas de classes, eles acontecem com mais freqüência em sociedades de graus elevados de desigualdades sociais.
O golpe permanece em curso num país às voltas com um enorme contencioso insolúvel do ponto de vista legal, dado que mesmo com os avanços presentes nos termos da Constituição de 1988, a superação desses obstáculos com vistas ao verdadeiro progresso não só material, mas social e politicamente sustentável requer ações mais consequentes.
Os processos de superação dos golpes na República brasileira não têm sido bem sucedidos, em razão de terem sido mantidos não apenas as sequelas desses golpes, mas os conhecidos entulhos autoritários sob as mais diferentes formas de vestígios. Por vez chegam a figurar na ordenação política e jurídica de caráter constitucional dos poderes representativos que se constituíram após a remoção dos governos golpistas. Uma das explicações plausíveis para
isso está no fato de que essas transições se deram pelo alto, sem a participação dos segmentos sociais de tração popular.
Daí, a eterna conciliação e com isso a coexistência das velhas ordens com as supostamente novas e democráticas configurações políticas.”
LINCOLN DE ABREU PENNA – Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP); Conferencista Honorário do Real Gabinete Português de Leitura; Professor Aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Presidente do Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon); Colunista e Membro do Conselho Consultivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo