Categorias

Tribuna da Imprensa Livre

Brasil é soberano que o diga o X, mas também refém das fake news – por Emanuel Cancella
Colunistas, Justiça, Política

Brasil é soberano que o diga o X, mas também refém das fake news – por Emanuel Cancella

Por Emanuel Cancella

O enfrentamento do ministro Alexandre de Moraes com o dono do X, Elon Musk foi com base em nossa soberania.

Nem um dos homens mais rico do mundo, como o caso de Leon Musk não pode dizer que não vai cumprir decisão do STF. É bom que se diga que o ministro do STF, Alexandre de Moraes sofreu pressão nacional e internacional e não cedeu!

X volta a funcionar parcialmente após decisão de Moraes. O ministro determinou a volta das operações do X no Brasil após a empresa pagar R$ 28,6 milhões em multas.

 A rede social foi suspensa no fim de agosto após descumprimento de ordens da Corte e o fechamento de seu escritório no Brasil, deixando de ter um representante legal no país (1).

Já a lei da fake new tá sendo gestada no Congresso Nacional:

Congresso mantém veto de Bolsonaro que impede punição de fake news nas eleições.

O Congresso Nacional manteve, em sessão nesta terça-feira 28, o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que impede a tipificação do crime de comunicação enganosa em massa em período eleitoral (disseminação de fake news), com pena de até cinco anos (2).

Bolsonaro admite ordem para espalhar fake news: ‘Mandei, qual o problema?’ Em entrevista ao jornal ‘Folha de S.Paulo’, o ex-presidente comentou mensagens descobertas pela PF (3).

Um dia após a divulgação de um relatório da PF que revelou mensagens de Jair Bolsonaro ao empresário Meyer Nigri com a orientação para que “repasse ao máximo” conteúdo repleto de fake news sobre o processo eleitoral brasileiro, o ex-presidente admitiu nesta quarta, em entrevista à Folha de S.Paulo, que mandou o texto — em junho do ano passado.

A Polícia Federal encontrou no celular de Nigri mensagens enviadas por Bolsonaro que continham ataques a ministros do TSE e do STF (3).

Bolsonaro que vetou a lei das fake new é talvez o maior usuário inclusive se elegeu com a mamadeira de piroca e o kit gay!

Já o bolsonarista Pablo Marçal perdeu a vaga no segundo turno da eleição em São Paulo com a fake new do laudo falso contra Guilherme Boulos! O tiro saiu pela culatra!

É quase impossível que o Congresso Nacional dominado pelo centrão aprove algo como pena de 5 anos de prisão para quem usar nas eleições fake new.

Para mostrar o conluio criminosos de Bolsonaro e o presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira, eles são criadores do Orçamento Secreto, que segundo a ministra Simone Tebet:

‘Orçamento Secreto, criação de Bolsonaro e o presidente da câmara, Arthur Lira, pode ser maior esquema de corrupção do planeta’ (4,5).

Cidades campeãs de emendas do relator (Orçamento Secreto)  têm 98% dos prefeitos reeleitos Grupo de 100 cidades que mais recebeu proporcionalmente nos últimos 4 anos teve 51 prefeitos que tentaram se reeleger; desses, 50 conseguiram (6).

Fonte:

1 – https://www.diariodocentrodomundo.com.br/x-volta-a-funcionar-parcialmente-apos-decisao-de-moraes/

2 – https://www.cartacapital.com.br/politica/congresso-mantem-veto-de-bolsonaro-que-impede-punicao-de-fake-news-nas-eleicoes/

3 – https://veja.abril.com.br/coluna/radar/bolsonaro-admite-ordem-para-espalhar-fake-news-mandei-qual-o-problema

4 – https://www.condsef.org.br/noticias/orcamento-secreto-pode-ser-maior-esquema-corrupcao-planeta-diz-simone-tebet

5 – https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62792795

6 – https://www.poder360.com.br/poder-eleicoes/cidades-campeas-de-emendas-tem-98-dos-prefeitos-reeleitos/

EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *