Por Sérgio Ricardo

Naufragou hoje (27) nas águas da Baía de Guanabara uma balsa com cerca de 1 mil litros de óleo de propriedade da empresa Triunfo Operadora Portuária, que transportava ferro gusa.

A balsa tem 3 pás mecânicas e um gerador de energia elétrica contendo óleo.

Pescadores enviaram vídeo e fotos para o Movimento Baía Viva que acionou imediatamente a Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, solicitando a adoção do Plano mútuo de Emergência da Baía operado por empresas situadas na região: é preciso instalar urgente e ainda hoje barreiras de contenção de óleo e mobilizar mergulhadores para evitar que ocorra um espalhamento do óleo pela baía, alerta o Baía Viva.

A sugestão técnica feita pelo Baía Viva diretamente ao Comandante da Capitania dos Portos, Ricardo Jaques (Marinha), é a de que além das barreiras de contenção do óleo que foram mobilizadas pela Marinha logo assim que foi comunicada por pescadores – entre 17h e 17h30 -, é o de mobilizar equipe de mergulhadores logo cedo (já que à noite não é uma operação segura) para averiguar a situação das máquinas que estão submersas para evitar vazamento de óleo.

Em telefonema que recebi agora do Comandante Ricardo Jaques, fomos informados que hoje à noite foi aberto inquérito para investigar o acidente com a balsa no final da tarde (17h aproximadamente). Em novembro de 2019, ocorreram 4 vazamentos de óleo nas águas da Baía de Guanabara.

Nota da Marinha

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), informa que a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) tomou conhecimento, na tarde de hoje (27), do naufrágio da balsa de apoio “Rio Star ” na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

A CPRJ enviou, imediatamente, uma Equipe de Busca e Salvamento (SAR) ao local, a fim de prestar apoio e buscar mais informações sobre o ocorrido. Não houve feridos, visto que a embarcação não estava tripulada, e também não há indícios de poluição.

As causas e responsabilidades do incidente serão apuradas em Inquérito Administrativo instaurado pela Marinha.

Confira em vídeo o exato momento do acidente com a balsa “Rio Star” hoje na Baía de Guanabara.

#BAIAVIVA


SÉRGIO RICARDO – Ecologista, coordenador do movimento BAÍA VIVA, gestor e planejador ambiental, produtor cultural, engajado nas causas ecológicas e sociais, colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.