Redação

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro permanece em silêncio desde a noite de domingo (30), quando foi derrotado no segundo turno por Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, na prática o processo de transição do atual para o novo governo começa á sua revelia.

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin conversou nesta segunda-feira (31) com o vice-presidente Hamilton Mourão, eleito senador pelo Republicanos do Rio Grande do Sul. A informação é do jornalista Gerson Camarotti, da Globo News.

Alckmin ligou para Mourão para agradecer a uma mensagem enviada por Mourão. E Mourão colocou-se à disposição de Alckmin para realizar a transição. O atual vice-presidente chegou inclusive a convidar o próximo vice para uma visita ao Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência.

Já o coordenador de Comunicação da campanha de Lula, Edinho Silva, informou que conversou com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. A conversa foi cordial e, segundo Edinho Silva, Ciro Nogueira também colocou-se à disposição para iniciar o processo de transição.

Enquanto isso, Bolsonaro permanece em silêncio, sem reconhecer a derrota. Segundo informações, o presidente teria informado a ministros que não irá contestar o resultado. Fará algumas críticas à condução da Justiça Eleitoral, apenas. Ele, no entanto, não deverá parabenizar Lula pela vitória.

O posicionamento de Bolsonaro é esperado para desanuviar possíveis reações de bolsonaristas mais radicais. Neste momento, rodovias em 16 estados do país têm bloqueios de caminhoneiros aliados do atual presidente.

Fonte: Congresso em Foco

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!