Redação

A Aramco entrou na etapa final dos preparativos para sua tão antecipada oferta pública de ações, anunciando oficialmente que listaria ações na bolsa local de Tadawul.

“Hoje é a oportunidade certa para novos investidores colherem os benefícios da capacidade da Aramco de agregar valor e aumentar a longo prazo”, afirmou o presidente da Aramco, Yasir al-Rumayyan, em entrevista coletiva citada pela Reuters.

Embora as notícias sejam certamente bem-vindas após meses de incerteza, a empresa tem sido tímida em detalhes. No anúncio, não havia nenhuma palavra sobre a data real, do número de ações que serão oferecidas na Tadawul ou sobre o preço.

Enquanto isso, surgiram relatos de que a avaliação do príncipe herdeiro Mohammed pela Aramco – US $ 2 trilhões – pode ser impossível de ser alcançada. A Bloomberg informou que os bancos que organizaram o acordo enviaram pesquisas a potenciais investidores, dizendo que a Aramco poderia valer até menos de US $ 1,5 trilhão.

Além disso, de acordo com o relatório e com os investidores que viram a pesquisa, os próprios bancos estavam tendo problemas para avaliar a empresa. O BofA parece ser particularmente cauteloso, colocando a avaliação da Aramco entre US $ 1,22 a US $ 2,27 trilhões. Archana Narayanan, Javier Blas e Matthew Martin disseram à Bloomberg que, “era mais do que suficiente para superar às capitalizações de mercado combinadas da Exxon Mobil Corp., Royal Dutch Shell Plc e Chevron Corp, as três maiores empresas de energia listadas em bolsa do mundo”.

Alguns, no entanto, observam que mesmo Riyadh aceitou a possibilidade de não receber sua avaliação de US $ 2 trilhões. De acordo com a Bloomberg, o alcance médio que os bancos devem atingir seria entre US $ 1,6 e US $ 1,8 trilhão, dado o interesse geral nos estoques de petróleo – que está em declínio – e os recentes ataques à infraestrutura de petróleo que provavelmente preocuparam potenciais investidores sobre a segurança futura do suprimento de petróleo saudita.

Original: https://oilprice.com/Energy/Energy-General/The-Worlds-Largest-Oil-Company-Is-Officially-Going-Public.html

Fonte: AEPET