Por Iata Anderson –

A copa do mundo começou e tem um novo personagem, Enner Valencia, meia atacante do Fenerbahce, autor dos dois gols da vitória do Equador sobre o anfitrião Catar, primeira vez que os donos da casa começam com derrota, em 22 mundiais.

Holofotes para o artilheiro e melhor em campo, que acabou substituído, mancando, depois de sofrer a segunda pancada no joelho direito. Fama efêmera, é verdade, mas inquestionável, Valencia foi o responsável pelas melhores jogadas dos sul-americanos e do jogo, contra uma seleção fraquíssima que não deve passar da primeira fase, provavelmente sem marcar gol. Por pouco, não fosse o VAR, teria deixado o campo com um histórico hat-trick. Três jogos estão na pauta para segunda-feira, abrindo com Inglaterra x Iran, às 10 horas, Senegal x Holanda, ás 13 horas e Estados Unidos x País de Gales, ás 16 horas. A seleção brasileira tem estreia marcada para quinta-feira, às 16 horas, contra a Sérvia.

Em busca de seu sexto título na competição, a seleção brasileira está em Doha, no Catar, para sua 22ª participação na Copa do Mundo da Fifa. (Divulgação)

Enquanto a bola não rolou as principais manchetes foram para os desfalques da seleção campeão do mundo que ficou sem seu principal atacante, eleito recentemente melhor jogador da última temporada. Karim Benzema foi desligado da delegação francesa que se encontra no Catar para o mais importante torneio de seleções do planeta. O anúncio, feito pela Federação Francesa de Futebol, prevê um período de recuperação entre três a quatro semanas, afastando dessa forma o artilheiro da liga espanhola e da Champions na temporada 2021-2022. Benzema foi retirado do treinamento acusando uma fisgada na coxa, sendo imediatamente afastado para realizar exames de ressonância magnética na clínica Aspetar, que constatou a lesão muscular. Em seguida veio o anúncio feito pela FFF sobre o desligamento do centroavante do Real Madrid, que estava acompanhado do médico Frank Le Gal. Benzema vem sendo poupado faz algum tempo, em seu clube. Ficou fora seis partidas antes da escolha da Bola de Ouro, voltou a Madrid e ficou fora mais três jogos, “por precaução”, segundo boletins do DM do Real Madrid. Não era tão simples para o atacante francês, que poderia disputar seu segundo mundial antes de se despedir. Karim disputou apenas a Copa da 2010, na África do Sul e juntou-se a Paul Drogba, Kanté, Maignan, Kimpembé e Kkunku, metade do time vencedor na Russia. Luis Henrique cortou o lateral Gayá, do Valencia, chamou Alejandro Balde, do Barcelona, e foi muito criticado pela imprensa espanhola que aposta na recuperação do jogador, com prazo para voltar a treinar em seu clube dois dias antes da estreia espanhola na copa. A Argentina ficou sem Nico González e Joaquim Correa, machucados, mas conta com sua estrela máxima Lionel Messi, provavelmente se despedindo de mundiais. Muito comentada a ausência de Sadio Mané, do Senegal, por contusão, Mohamad Salad, do eliminado Egito, Ryad Mahrez, da Argélia, Erling Haaland, da Noruega, Sergio Ramos e Thiago Coutinho, da Espanha, não convocados, David Alaba, da Áustria e a absurda ausência de Toni Kroos, na seleção alemã.

Com a lesão e afastamento de Karim Benzema o Real Madrid será representado por doze atletas na Copa do Mundo do Catar, iniciada neste domingo com Catar x Equador.

Estádio Al Bayt, palco de abertura da 22ª edição da maior competição do esporte mais popular do planeta. (Divulgação)

A estreia da seleção brasileira está marcada para quinta-feira, dia, 24, contra a Sérvia, seguida de Suíça, dia 28, e Camarões , dia 2 de dezembro, representada por Eder Militão, Rodrygo e Vinicius Junior; Camavinga e Tchouameni podem enfrentar Austrália (22-11), Dinamarca (26-11) e Tunisia (30-11). A Croácia, vice-campeã do mundo, do capitão Luka Modric, tem jogos contra Marrocos (23-11), Canadá (27-11) e Bélgica 01-12); A Bélgica, de Courtois e Hazard, enfrenta Canadá (23-11), Marrocos (27-11) e Croácia (01-12); A Alemanha, de Antonio Rudiger, vai enfrentar Japão (23-11), Espanha (27-11) e Costa Rica (01-12). Valverde será o representante do Real na seleção uruguaia, em grande fase, podendo ser um dos destaques da copa. Estreia contra Republica da Corea (24-11), Portugal (28-11) e Gana (02-12). Carvajal e Asensio vão representar o gigante da capital na seleção campeã mundial de 2010, na África do Sul. Toni Kroos, afastado da seleção alemã desde a eliminação na Copa da Europa, é o único titular do Real Madrid fora da copa do mundo, além de Benzema e David Alaba, da eliminada Áustria.

Thiago Silva e Marquinhos, companheiros na seleção brasileira. (MoWa Press)

Mais de 53 anos do milésimo gol de Pelé (19-11-1969) no Maracanã, de pênalti, para que o mundo parasse para ver. Único jogador de futebol a fazer MIL GOLS e deu mais 283 de “lambuja” para o resto do planeta. Tem uns “quebradinhos” da seleção militar, oficial, portando, para calar a boca dos inconformados com o sucesso alheio. O resto é resto, “fake”, mentira deslavada de quem não tem o que falar.

Vida longa ao Rei Pelé, primeiro e único.

Pelé faz 80 anos: relembre sua comemoração histórica | Agência UVA

IATA ANDERSON – Jornalista profissional, titular da coluna “Tribuna dos Esportes”. Trabalhou em alguns dos principais veículos de comunicação do país como as Organizações Globo, TV Manchete e Tupi; Atuou em três Copas do Mundo, um Mundial de Clubes, duas Olimpíadas e todos os Campeonatos Brasileiros, desde 1971.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!