Categorias

Tribuna da Imprensa Livre

Paraíba não é Jerusalém: Jesus encheu de porrada o centurião  – por Deonísio da Silva
Opinião

Paraíba não é Jerusalém: Jesus encheu de porrada o centurião – por Deonísio da Silva

Por Deonísio da Silva –

Aconteceu numa cidadezinha lá nos confins da Paraíba. O dono do circo, em passagem pela cidade, sabendo quão religiosa era sua comunidade, resolveu encenar a PAIXÃO DE CRISTO na Sexta-feira Santa.

O elenco foi escolhido dentre os moradores locais e, no papel principal – de Jesus Cristo – colocaram o cara mais ‘gato’ da cidade.

Os ensaios iam de vento em popa quando, às vésperas do evento, o dono do circo soube que ‘Jesus’ estava de caso com sua mulher.

Furioso, o marido deu-se conta de que não podia fazer escândalo: iria pôr a perder todo o trabalho e o investimento que fizera para montar a peça. Pensou, pensou… E acabou encontrando a solução.

Na véspera do espetáculo, comunicou ao elenco que iria participar fazendo o papel do CENTURIÃO! – Mas como? – reclamaram todos, – você não ensaiou! – Não é preciso ensaiar, porque centurião não fala!

Mesmo sem gostar, o elenco teve que aceitar. Afinal, o cara era o dono do show.

Jesus e Barrabás – Pintura de Giovanni Gasparro

Chegou o grande dia. A cidade em peso compareceu. No momento mais solene, a plateia chorosa em profundo silêncio e ´Jesus´ carregando a cruz. De repente o ‘centurião’ começa a bater e enche ´Jesus de porrada. E desce o chicote de verdade.

´Jesus´reclama em voz baixa, quase cochichando:

-Oxente, cabra, cê tá me machucando!

– É pra dar mais veracidade à cena, diz o ‘centurião’.

E cada vez bate mais no pobre ´Jesus’ que a essa altura está com o lombo cheio de manchas vermelhas e roxas. E lept, lept, o ‘centurião´ enfurecido não para de bater e bate cada vez com mais força.

Vendo que o ´centurião´ não parava de bater e ia esfolá-lo vivo, ‘Jesus’ largou a cruz no chão, puxou a peixeira, a famosa faquinha do nordestino, e partiu pra cima do ‘centurião ‘, desafiando-o:

– Vem, desgraçado, vem cá que eu vou te ensinar a não bater num indefeso!

Assustado, o ‘centurião’ saiu correndo e ‘Jesus’ partiu atrás dele com a peixeira. A plateia, em delírio, gritava:

“ É isso aí, ´Jesus´, fura ele! Fura que aqui é a Paraíba, não é Jerusalém.

DEONÍSIO DA SILVA é escritor, editor e autor da Coluna ‘Sem Papas Na Língua’ da Rádio BandNews.

Enviado por Siro Darlan de Oliveira – Rio de Janeiro (RJ). Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *