Por Emanuel Cancella –
Sem previdência pública, Chile tem suicídio recorde entre idosos com mais de 80 anos – Hora do Povo (3).
Na Petrobrás o PED assassino implantado pelo governo Michel Temer e mantido por Bolsonaro já tem uma vitima fatal, Sr Carlos que trabalhava na refinaria da Bahia que se suicidou e deixou uma carta segundo o Diário do Centro do Mundo – DCM (9,11).
Plano de Equacionamento de Deficit – PED, em 2019, segundo o jornal o Globo já tinha tirado 40% de nossos salários, digo ativos, aposentados e pensionistas (5).
“Como sociedade não podemos permitir que pessoas que construíram com tanto esforço este país estejam passando seus últimos anos na tristeza”, declarou o doutor José Aravena, diretor da Sociedade de Geriatria e Gerontologia do Chile, para quem os suicídios deveriam fazer “soar o alerta para a reflexão sobre como se está envelhecendo no país”.
Paulo Guedes na época Chicago Boys denominação de estudantes que se formaram em Chicago com bolsa do governo brasileiro, é um dos responsáveis do modelo chileno no governo do ditador sanguinário Pinochet (10).
No Brasil Paulo Guedes, que foi assessor do então candidato Bolsonaro, foi indicado ministro da Economia de Bolsonaro com a omissão criminosa das operações Lava Jato que investiga a Petrobrás e da Greenfield que investiga os fundos de pensão. Isto por que Paulo Guedes quando nomeado ministro da Economia já era réu por denuncia de rombo bilionário em fundo de pensão inclusive na Petros (4).
Paulo Guedes que fez a reforma previdenciária no Brasil resume o que Bolsonaro queria para o servidor: ‘Botamo a granada no bolso do inimigo’ (6,7).
Creio que a FUP e a FNP não podem assinar o ACT 2024 sem resolver o problema do PED. Considerando que o PED assassino atinge mais de 90% da categoria.
Nossa proposta conforme a denuncia ao MPF é o fim dos PED e devolução aos participantes, ativos aposentados dos pagamentos de PED’s efetuados (12).
Em resumo os ativos vão morrer de forma lenta e os aposentados e pensionistas que construíram essa empresa, já estão morrendo e até por solidariedade de classe não podem ser abandonados. Considero assinar o ACT uma grande traição já que acordo assinado, assunto encerrado.
Fonte:
1 – https://www.sintrajud.org.br/modelo-de-guedes-levou-chile-a-convulsao-social/
10 – https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/30/politica/1540925012_110097.html
12 – https://emanuelcancella.blogspot.com/2024/01/denuncia-ao-mpf-contra-o-presidente-da.html
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Desesperança
Entre o abismo e a transação
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo