Redação

O Irã descobriu um novo campo de petróleo com reservas estimadas em mais de 50 bilhões de barris, disse o presidente Hassan Rouhani, acrescentando que as reservas do campo serão adicionadas ao total do país, que atualmente é de 150 bilhões de barris.

“Estou dizendo à Casa Branca que nos dias em que ela sancionou a venda de petróleo iraniano e pressionou nossa nação, os queridos trabalhadores e engenheiros do país foram capazes de descobrir 53 bilhões de barris de petróleo em um grande campo”, disse Rouhani.

O presidente iraniano não entrou em detalhes sobre a rapidez com que o campo começará a ser desenvolvido. No momento, o Irã está tendo problemas suficientes para vender o petróleo que já produz no exterior por causa das sanções dos EUA, e isso em breve o forçará a começar a reduzir a produção – se ainda não tiver começado – à medida que a capacidade de armazenamento aumenta.

Com 53 bilhões de barris, essa descoberta seria a maior em algum tempo, certamente a maior deste ano.

De acordo com o último relatório mensal do mercado de petróleo da Opep, o Irã produziu 2,16 milhões de barris por dia em setembro, uma queda de 34.000 bpd em relação ao mês anterior. Isso também é menor de uma média de 3,55 milhões de bpd em 2018 e 3,81 milhões de bpd em 2017.

Apesar das sanções dos EUA, no entanto, o Irã está encontrando maneiras de exportar seu petróleo, usando transferências de navio para navio no mar, onde o petróleo é descarregado dos grandes navios-tanque para navios menores e entregue na costa.

Enquanto isso, o país reiniciou seu programa de enriquecimento de urânio: o programa que levou a sanções internacionais contra o Irã e, finalmente, ao chamado acordo nuclear iraniano que os EUA romperam no ano passado.

Segundo a última informação de Teerã, o país agora pode enriquecer urânio a 60%. A Reuters observou em um relatório que isso é muito mais do que o necessário para uso civil, mas 30% aquém do grau de enriquecimento necessário para as armas nucleares.

O líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, rejeitou a ideia de que o objetivo do enriquecimento de urânio é para armas. No entanto, a maioria vê a retomada do enriquecimento como uma maneira de pressionar os signatários europeus ao acordo nuclear para encontrar uma maneira de contornar as sanções dos EUA.

Original: https://oilprice.com/Energy/Energy-General/Iran-Announces-The-Biggest-Oil-Discovery-Of-2019.html

Fonte: AEPET