Redação

Foi realizado no dia 2 de abril o evento do Dia Mundial de Conscientização do Autismo na Praia do Recreio dos Bandeirantes no Rio de Janeiro. Atividades também ocorreram em outras cidades do mundo.

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é um transtorno no desenvolvimento neurológico da pessoa que gera alterações na comunicação, dificuldade  de interação social e mudanças no comportamento. No Brasil estima-se que são 2 Milhões de Autistas (Não existem dados oficiais), são crianças, jovens e adultos que em grande parte, estão sem qualquer tipo de assistência médica, terapêutica e escolar.

Praça Tim Maia no Pontal, Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro

Apesar das fortes chuvas que caíram na cidade do Rio de Janeiro, o evento organizado pelos pais de Autistas, Coronel Costa Fernandes, pai do jovem Matheus, e Roberta Maia mãe do Guilherme, teve como objetivo principal chamar a atenção da sociedade e das autoridades públicas, sobre às dificuldades enfrentadas pelas famílias de pessoas Autistas, no que diz respeito à tratamentos especializados, inclusão social e escolar.

O abraço do autista Matheus em seu pai, o Coronel Costa Fernandes

Como bem frisou, Costa Fernandes: “O evento no Dia Mundial do Autismo, é um meio de conscientizar a população contra o preconceito em relação ao Autismo, cobrar do poder público o cumprimento da Lei 12.764/12 , e também exigir a Garantia dos Direitos dos Autistas. Nossos filhos são cidadãos e merecem todo o Respeito.”

Lugar de Autista é em Todo Lugar.

(Colaborou Michelle Meneses e Iluska Lopes)


Tribuna recomenda!