Por Lucas Rubio –

Na manhã desse dia 2 de outubro de 2019, a Academia de Ciências de Defesa Nacional da República Popular Democrática da Coreia testou com sucesso o recentemente desenvolvido míssil balístico submarino (SLBM) chamado Pukguksong-3. O teste ocorreu no golfo de Wonsan, no Mar do Leste da Coreia.

O bem-sucedido disparo experimental se realizou com o objetivo de aumentar a capacidade de voo em altura dos antigos mísseis submarinos da Coreia do Norte.

Foram confirmados de modo científico e técnico os importantes índices táticos e técnicos do novo foguete balístico através do teste que não trouxe qualquer influência negativa aos países vizinhos.

Os quadros do Partido e do ramo de investigação de Ciências de Defesa Nacional foram os responsáveis por dirigir o teste balístico no terreno de lançamento. Eles informaram ao Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia os resultados do exitoso disparo.

Representando o CC do PTC, KIM JONG UN, o Máximo Dirigente da Coreia Popular, enviou calorosas felicitações às unidades de investigação que participaram do teste.

O teste inaugurou uma nova fase para conter a ameaça das forças externas à RPDC e reforçar ainda mais o seu músculo militar de autodefesa.

Uma câmera instalada no míssil fotografou o planeta Terra de grande altitude.

O novo míssil Pukguksong-3 é muito maior que seu antecessor, o Pukguksong-1, testado em 2015, e provavelmente foi lançado do novo submarino recentemente construído pela Coreia Popular. O desenho do míssil também é uma novidade. (Com informações de KCNA)

*Lucas Rubio – Graduando em Letras com habilitação em Língua Russa pela UFRJ, Presidente do Centro de Estudos da Política Songun-Brasil, Coordenador do Núcleo de Política Internacional da Tribuna da Imprensa Livre.