Por Iluska Lopes –
Um novo relatório do Sabre Hospitality Solutions (SHS), uma das unidades de negócios da Sabre Corporation, aponta para um aumento na confiança do viajante. Embora a recuperação em todo o mundo continue devagar, variando de região para região, existem algumas tendências que mostram que os visitantes agora estão se sentindo mais confiantes em fazer planos de viagem de longo prazo.
Os viajantes se sentem mais confortáveis para planejar viagens para o final deste ano ou no próximo ano. Os dados mostram que as janelas de reservas ultracurtas diminuíram pelo quinto mês consecutivo, enquanto as janelas de reservas de longo prazo aumentaram ao mesmo tempo.
As buscas por viagens domésticas estão liderando a recuperação, mas a procura por viagens internacionais está ganhando força, já que os consumidores estão na “fase de sonhar” por viagens futuras. O otimismo também está crescendo em torno do retorno das viagens corporativas.
Ainda de acordo com o levantamento, em março foi registrado um forte aumento, impulsionado por viagens domésticas na Ásia-Pacífico, América do Norte e de chegada na América Latina. Em abril, esses números caíram em linha com a sazonalidade, mas também amortecidos por surtos regionais que dificultaram as viagens.
América Latina
Partes da América Latina estão se beneficiando muito dos esforços de vacinação dos EUA, com uma quantidade significativa de viajantes a lazer reservando férias no México e na República Dominicana. Enquanto a confiança do consumidor norte-americano está aumentando, a confiança do da América Latina permanece estável.
Áreas da região também estão mostrando os primeiros sinais de virada econômica, à medida que o turismo está voltando e a maioria dos países estão abertos ou considerando reduzir suas restrições.
Atualmente, os dez principais destinos do continente são dominados por cidades mexicanas. Os destinos de lazer tradicionais do México estão vendo um aumento nas reservas antecipadas, em oposição às reservas de última hora no início da pandemia. Mas com o atraso nos esforços de vacinação na região, o retorno ao normal continuará sendo uma jornada acidentada e fragmentada.
O relatório traz diversos dados sobre a situação da pandemia de covid-19 sob diferentes aspectos e regiões do mundo. Para fazer o download do material completo, basta clicar aqui. (Informações do PANROTAS)
***
Ministério do Turismo lança revista com dados sobre impacto da Covid-19 no setor
Ministério do Turismo acaba de lançar a 2ª edição da Revista Dados & Informações do Turismo sobre os impactos da pandemia de Covid-19 nos setores de Turismo e Cultura do Brasil. A publicação reúne achados do Ministério do Turismo, do Sebrae e de outras entidades que trabalharam na identificação de como as atividades foram afetadas do ponto de vista econômico e, também, na perspectiva de novos investimentos, em especial, de olho na retomada das atividades. Para acessar a publicação na íntegra, clique AQUI.
“Os números apresentados na revista reforçam que fomos os dois setores mais afetados pela Covid-19. Eles só não foram maiores do que o compromisso do governo do presidente Jair Bolsonaro para diminuir os prejuízos desse momento tão complicado”, avaliou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
Os dados comprovam os prejuízos amargados pelo setor. Houve redução de 59% no faturamento do turismo brasileiro e de 58% na economia criativa. A revista traz, ainda, o impacto da pandemia no mercado de trabalho e apresenta a redução de 15% no número de trabalhadores dos setores criativos.
Entretanto, as perdas seriam ainda maiores sem as medidas do governo federal para auxiliar os setores.
A primeira ação foi focada na manutenção dos postos de trabalho por meio do pagamento de auxílio emergencial e da flexibilização da jornada de trabalho. A segunda garantiu os direitos do consumidor para remarcação de serviços turísticos e eventos e, ao mesmo tempo, contribuiu para evitar a falência em massa dos prestadores de serviços. E a terceira destinou R$ 5 bilhões para crédito a empreendimentos turísticos.
Uma das novidades da revista é o retrato da situação por Atividade Característica do Turismo (ACT). Desta forma, as informações contidas na publicação serão utilizadas para nortear as ações desenvolvidas pelo MTur para a retomada do turismo e da cultura no pós-pandemia de forma a garantir que as duas atividades voltem, o quanto antes, a gerar emprego, renda e desenvolvimento no Brasil. (Informações da Ascom do MTur)
>>Leia também: Turismo e Iphan lançam ações para atrair investidores
***
Destinos brasileiros
ILUSKA LOPES – Jornalista, Especialista em Turismo, Professora, Locutora, Colunista e Diretora de Redação do jornal Tribuna da Imprensa Livre. iluska@tribunadaimprensalivre.com
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo