Por Wirley Reis –
Minas Gerais é além de nós! Como disse o poeta, Minas Gerais é um estado de espírito.
E é isso que estamos redescobrindo, de forma abrangente e internacional, com as últimas notícias divulgadas pela imprensa mundial acerca dos destinos turísticos do Brasil e do mundo. Nessas matérias, Minas ocupa, em todas elas, posição de destaque, sempre figurando entre os melhores destinos de nosso país, de nosso continente e do planeta. Temos que nos orgulhar muito disso, divulgar e dizer que o nosso maior patrimônio é o povo das Minas Gerais. Povo nascido da junção do ouro com o estrangeiro, da culinária com o encontro de raças, das culturas com a natureza local. Essa é a Minas profunda, um estado surgido do que era improvável, por isso tão admirado e cultuado.
Vale lembrar que Minas Gerais foi eleito o melhor destino turístico do Brasil para se viajar internamente, em enquete realizada em 2019 por um dos maiores jornais do país. No final do ano passado chegou a notícia internacional de que Minas Gerais é também uma das dez regiões mais acolhedoras do mundo para o turismo. Esse ranking global foi o resultado da premiação Traveller Review Awards 2021, da plataforma de reservas on-line Booking.com, que homenageia os parceiros de acomodações e transporte que oferecem os melhores serviços em hospitalidade, segundo os clientes da plataforma.
Minas Gerais figurou entre destinos conhecidos de Taiwan, Eslováquia, Canadá e Estados Unidos. Isso vem apenas aferir, mais uma vez, o que já sabemos há anos. Reunimos aqui todas as condições para receber o turista nacional e internacional e essa acolhida passa por todas as dimensões do turismo, desde a cultural, histórica, natural, gastronômica, de aventuras, arquitetônica, religiosa, de vivências e social.
Agora, novamente, recebemos a confirmação de que Minas Gerais ocupa um posto relevante no cenário turístico brasileiro. A premiação da plataforma de reservas on-line, a mesma que concedeu a Minas o título de um dos destinos mais acolhedores do mundo, publicou no início de fevereiro a lista de cidades brasileiras mais acolhedoras do país. E Minas Gerais figura novamente em posição de destaque. De acordo com a premiação Traveller Review Awards 2021, Minas abriga três das dez regiões mais acolhedoras do Brasil. Na lista divulgada pela Booking.com, Monte Verde, distrito de Camanducaia, no extremo no Sul de Minas, aparece em segundo lugar. Já Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, na região central, está na sétima posição. Quem fecha o rol dos locais mais acolhedores do país, ocupando o 10º lugar, é a Serra do Cipó, compreendida pelo município de Santana do Riacho, também na região central de Minas Gerais.
O que temos até aqui é o reconhecimento externo, de pessoas que viajam por Minas e descobrem seus muitos tesouros guardados por entre nossas montanhas. Mais do que nunca é preciso subir no alto dessas serras e propagar em alto e bom som para todo o mundo o muito que temos por aqui.
Além de uma acolhida única e inigualável em nosso país.
WIRLEY REIS é prefeito de Itapecerica e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais
MAZOLA
Related posts
BURRICE – por Miranda Sá
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo