Por Bolivar Meirelles

Impressionante mas…verdadeiro. Vez por outra, insiste o Merval Pereira, jornalista ícone da Rede Globo, no protagonismo político de Ciro Gomes, como hoje o fez em sua coluna no “O Globo”. Será Ciro Gomes o representante político da Rede Globo? Já fico com “o pé atrás”. Não consigo confiar na Rede Globo.

O ícone fundador do PDT, Leonel de Moura Brizola dizia “Quer acertar em política? Veja a posição da Rede Globo e faça o inverso”. Lupe e Ciro Gomes (o político de 9 partidos), tomaram de assalto a memória política de Brizola. Fizeram o inverso, colaram com a Rede Globo. Forjaram um protagonismo que o Ciro Gomes, com muito menos votos em pesquisa hoje comparados com 2017, possui.

Francamente, eu com 80 anos de idade nunca vi, quem com mais intensão de votos tem ceder aquele com menor intensões. Interessante que Merval Pereira não se veja como direita, pode não ser de extrema como Jair Bolsonaro, mas que é de direita é e serviçal de um jornal golpista. Participou, inclusive, do último golpe, jurídico parlamentar, que promoveu o Impeachment de Dilma Rousseff.

Ciro Gomes parece inseto batendo em vidro de janela, quer sair e não consegue.

Ciro Gomes enfim…, sentou para conversar com Lula. Posições, provavelmente, rígidas, de um e de outro. Jogo de fichas na mesa, técnica de políticos, não de jornalistas. O que pretende Merval? Complicar o jogo? Caracterizar o Ciro como da direita Global? Cada vez mais afasta Ciro, em sua jogada pessoal, da Centro Esquerda. Empurra Ciro Gomes para a direita “liberal”, a que entrega tudo da economia aos grandes monopólios. Ciro não pode fazer a verdadeira crítica que os Governos do PT merecem que foi uma tentativa de Conciliação de Classes. Não fará pelo simples motivo de que, como Governo também o faria. Imagine!

Ciro candidato de Merval Pereira, o porta voz da Rede Globo, arque inimiga de Leonel de Moura Brizola, ícone principal do PDT hoje do Lupe. Não falem em Brizola. Honrem a dignidade de um patriota que, mesmo com o risco de não se eleger Presidente da República, nunca “vendeu seu passe” para a Rede Globo e para o Império estadunidense.


BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política e Presidente da Casa da América Latina.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com