Redação

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC-RJ), assinou na noite de 6ª feira (5.mai.2020), decreto sobre a  flexibilização do isolamento social no Estado. O texto foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial. Eis a íntegra (738kb).

O documento autoriza a reabertura de bares, restaurantes, shopping e pontos turísticos. Os locais devem devem funcionar com 50% da capacidade.

Também estão autorizadas a realização de atividades esportivas ao ar livre e em parques nacionais. Os esportes de alto rendimento, como futebol, poderão retornar, mas sem a presença de público.

As atividades religiosas também estão autorizadas e devem seguir protocolos sanitários, como disponibilização de álcool-gel 70%. Já os eventos culturais poderão ser realizadas no modelo drive in, evitando aglomerações fora dos veículos e respeitando 1 metro de distancia entre os carros.

A prefeitura do Rio ainda não autorizou o retorno das atividades. Até a noite de 6ª feira (5.jun), o Rio de Janeiro registrou 63.066 casos  e 6.473 mortes por covid-19.

RESTRIÇÕES

Ficam suspensos, até 21 de junho de 2020:

  • eventos e atividades com a presença de público, como shows, eventos desportivos, comícios e afins;
  • funcionamento de cinema e teatro;
  • visitação às unidades prisionais;
  • aulas presenciais, sem prejuízo ao calendário recomendado pelo Ministério da educação;
  • funcionamento de academias, centro de ginásticas e esmaecimentos similares;
  • permanência, pela populacho, nas praias, lagos, rios e piscinas publicas.

Fonte: Poder360