Redação

Citou mensagens de WhatsApp; Veja principais pontos da oitiva.

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro afirmou no sábado (2.mai.2020), em depoimento à PF (Polícia Federal), que o presidente Jair Bolsonaro pediu a substituição do superintendente da corporação no Rio de Janeiro, Ricardo Saad. O ex-juiz relatou que, depois de muita resistência, ele e o ex-diretor-geral Maurício Valeixo concordaram com a mudança porque o novo superintendente, Carlos Henrique Oliveira, foi uma escolha da PF.

À época, o presidente declarou que quem mandava era ele e que o novo superintendente do Rio seria Alexandre Saraiva, que comanda a PF do Amazonas. Moro afirmou que conseguiu fazer o presidente mudar de ideia quanto à nomeação de Saraiva porque o então diretor da PF, Maurício Valeixo, ameaçou pedir demissão.

O ex-ministro disse que recebeu mensagem pelo WhatsApp do presidente solicitando, novamente, a substituição do superintendente do Rio de Janeiro, agora Carlos Henrique Oliveira. A mensagem dizia: “Moro você tem 27 Superintendências, eu quero apenas uma, a do Rio de Janeiro”. 

Moro afirmou “que o próprio presidente cobrou em reunião do conselho de ministros, ocorrida em 22 de abril de 2020, quando foi apresentado o Pró-Brasil, a substituição da chefia de SR/RJ, do diretor-geral e de relatórios de inteligência e informação da Polícia Federal”. 

Leia a íntegra do depoimento do ex-ministro da Justiça (4,7 MB).


Fonte: Poder360