Categorias

Tribuna da Imprensa Livre

2024 foi um Ano Desafiador para a Democracia – por Michelle Meneses
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Colunistas, Política

2024 foi um Ano Desafiador para a Democracia – por Michelle Meneses

Por Michelle Meneses

“Nunca se esqueça que os menos Fascistas entre os Fascistas são sempre Fascistas.” (Roque Dalton)

Enfim chegou Dezembro!

O último mês de um ano marcado por grandes desafios para a jovem Democracia brasileira.

O ano de 2024 não foi nada fácil para aqueles que lutam por um país melhor, com mais justiça social e oportunidades para todos.

Aqueles que lutam fortemente nas trincheiras Pró Democracia, conhecem as batalhas que travamos contra a Desinformação, Fake news, o Discurso de Ódio e Antidemocrático promovidos pela extrema direita fascista e por seus fanáticos seguidores.

Em uma breve retrospectiva deste ano podemos constatar que desde a Ditadura Militar (1964-1985), o Brasil nunca esteve tão perto da ruptura democrática e do abismo profundo de um regime autoritário.

A descoberta de um plano golpista e de assassinato de Autoridades públicas, preparado detalhadamente por militares de alta patente e com o aval do então Presidente Jair Bolsonaro, deixou a sociedade civil estarrecida diante da audaciosa conspiração contra o Estado Democrático de Direito.

O indiciamento de Bolsonaro e de vários militares de Alta Patente no inquérito da Polícia Federal sobre a Tentativa de Golpe, demonstra o quão corrompida foram as Forças Armadas ao longo do Governo Bolsonaro.

A prisão preventiva de Braga Netto, general da reserva, ex Comandante Militar do Leste, ex Interventor da Segurança Pública no Rio de Janeiro, ex Ministro da Defesa e Casa Civil e candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro é um divisor de águas na história brasileira.

Nunca um General de 4 estrelas (a mais alta patente do Exército) foi preso, nem mesmo em decorrência dos crimes cometidos durante a Ditadura Militar.

Coincidência ou não a prisão de Braga Netto ocorreu exatamente 56 anos após a decretação do AI-5 o Ato Institucional mais violento imposto pela Ditadura Militar (13/12/1968) que produziu uma onda de violência, censura, torturas, mortes, supressão das liberdades individuais, liberdade de expressão e ações arbitrárias.

Braga Netto é considerado o coordenador do Gabinete Golpista que elaborava o Plano ‘Punhal Verde e Amarelo’ que tentaria um Golpe de Estado, e também tinha o objetivo de assassinar o Presidente Lula, Vice-presidente Alckmin e o Ministro Alexandre de Moraes.

A prisão do General Braga Netto coloca as Forças Armadas, principalmente o Exército numa situação inédita e delicada perante a tropa e a opinião pública.

É incontestável que a credibilidade do Exército Brasileiro foi manchada de maneira indelével com a descoberta da trama golpista urdida em gabinetes de militares, e principalmente com a prisão do General Braga Netto.

A Hierarquia e a Disciplina Militar foram abaladas diante da existência de militares de alta patente agindo como verdadeiros Traidores da Pátria.

Jair Bolsonaro, o Chefe dos Golpistas

Bolsonaro empoderou uma gente desprezível, Falsos Patriotas, Falsos Moralistas, Falsos Cristãos e Falsos Conservadores tudo o que há de Pior na sociedade brasileira!

Não podemos esquecer que Bolsonaro é um filhote raivoso dos porões da Ditadura Militar, ele não passa de um Golpista Autoritário, Corrupto, um político medíocre, adorador de torturador, um sádico que fala para seus fanáticos seguidores da seita extremista do Bolsonarismo!

Bolsonaro e seus cúmplices fardados não só instigaram os acontecimentos golpistas de 8 de Janeiro , como deram “munição ” aos fanáticos Bolsonaristas para o uso da força na tentativa de um golpe de Estado!

Durante e depois do seu terrível governo, Bolsonaro conspirou, ofendeu, insultou, atacou o Estado Democrático de Direito, bem como promoveu a Intolerância e a Violência Política.

Ele tentou Golpear a Democracia, com seus ataques infundados sobre o sistema eleitoral brasileiro, com seu discurso Fascista e com a ampla disseminação de Mentiras, Desinformação e Fake News.

Bolsonaro nunca teve apreço por um convívio social e político democrático e republicano, ele sempre desejou impor uma Ditadura no país.

Ele Nunca escondeu que prefere um Regime Autoritário, onde os Ricos e poderosos massacram os mais pobres e vulneráveis.

Não é segredo que Bolsonaro cooptou e arrastou boa parte dos militares das Forças Armadas para seu Governo, em troca de Cargos, Poder e Dinheiro.

Durante a presidência de Bolsonaro, os militares que participaram diretamente de seu Governo, enriqueceram e se empoderaram de tal modo, só visto na época da Ditadura militar.

A descoberta de um plano de militares para matar Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes é o ápice da Trama Golpista e Criminosa dos Bolsonaristas Fardados!

ANISTIA NÃO

A sociedade civil não pode aceitar que sejam repetidos os mesmos erros do passado!

Anistiar ou simplesmente ” Virar a página ” desse período tão nefasto da história política brasileira, é ser conivente com uma tentativa de Golpe que foi “gestada” ao longo do Governo de Bolsonaro.

A Impunidade de militares cúmplices com a destruição da Democracia, não pode ser a regra em nosso país.

A Justiça Brasileira tem que ser firme na condenação de todas aqueles que participaram da Tentativa de Golpe, bem como dos financiadores e mentores dos atos antidemocráticos e planejamento de assassinatos de autoridades públicas.

Esquecer todo o Mal feito por conspiradores e golpistas é ser leniente com os ataques desferidos contra a Democracia brasileira.

O “esquecimento” da Tentativa Violenta de Golpe, como muitos querem, só irá reforçar que o “crime compensa”, privilegiar os poderosos e silenciar a Justiça Brasileira.

Não podemos tolerar que aqueles que juraram defender à Pátria fiquem livres e impunes.

Nos despedimos de um ano desafiador para a Democracia brasileira, rogando que em 2025 a Justiça seja feita e que todos aqueles que conspiraram sorrateiramente contra a Democracia brasileira sejam severamente e exemplarmente punidos.

No próximo ano quero seguir firme e forte na produção do meu conteúdo político, sempre pautado nos valores democráticos e humanistas.

O futuro está em nossas mãos!

Caberá a cada um de nós fazermos a nossa parte para tornar o mundo um lugar mais democrático, feliz e solidário para se viver.

Eu desejo a todos vocês Saúde, Amor, Paz, Sabedoria, Harmonia e Esperança hoje e sempre.

Feliz Natal!

Feliz 2025!

MICHELLE MENESES – Advogada, Cientista Política, Escritora, Mãe de 4 filhos e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *