Por Michelle Meneses

Os dias tem sido longos, parece que o tempo está com ” preguiça ” de passar, os ponteiros do relógio custam a girar e assim vamos vivendo uma rotina monótona, feita de espera e ansiedade.

A Pandemia nos fez experimentar um novo modo de viver, sem muitas expectativas, sem planos a longo prazo, e com isso vivemos em compasso de espera!

Porém, podemos transformar essa “espera” em um tempo mais produtivo e de autoconhecimento.

Podemos e devemos apurar nosso olhar para tudo que nos cerca e para as pessoas que amamos e que convivemos intensamente.

A vida tem se desenrolado mais no interior de nossas casas e de nossas almas!

De repente os pensamentos se tornaram mais confusos, as dúvidas mais latentes e os medos
mais aflorados.

Mas nada disso pode nos causar uma “paralisia emocional “, mas sim, nos impulsionar na busca de novos caminhos e objetivos.

Quando pausamos nossas vidas, temos uma grande oportunidade de nos reconectar com nossa essência e com tudo aquilo que nos dá prazer verdadeiro.

Ao longo da Pandemia estamos tendo a chance de transformar dias difíceis em aprendizado, vivenciando novos sentimentos e descobertas.

Mesmo diante do caos lá fora, podemos construir uma vida de paz, tranquilidade e de conhecimento dentro de nós!

Na vida corrida pré pandemia, muitas vezes não prestávamos atenção nas pequenas delicadezas do dia a dia, do vento fresco em nosso rosto, do sabor de uma fruta recém colhida da árvore, ou até mesmo na simplicidade de um almoço em família. São esses pequenos momentos de prazer que fazem a vida pulsar e a esperança renascer.

Acredito que muitos estão reavaliando seu estilo de vida, seu modo de encarar suas relações pessoais, familiares e amorosas.

E que estão aproveitando esse tempo para melhorar como pessoa e para ressignificar sua existência, se livrando dos excessos, de sentimentos ruins e pesos desnecessários que tanto
atrapalham seu crescimento pessoal e espiritual.

Assim com mais tempo disponível, podemos refletir sobre a nossa passagem pela Vida, para que tenha real importância e valor; não no sentido materialista da nossa existência, mas sim no impacto da nossa contribuição como ser humano por um mundo melhor, mais fraterno, mais empático, e que acima de tudo seja um lugar mais feliz para viver.

É tempo de rever conceitos, fortalecer nossa Fé, tomar novos rumos e novas atitudes.

A vida é mutável.

A vida é assim um eterno começar de novo!


MICHELLE MENESES – Advogada, Escritora, Mãe de 4 filhos e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.