Por Carlos Barreto –

A vida é feita de encontros e desencontros.

A vida é uma caixinha de surpresas, e o Tio Antônio, irmão da Avó Russa, mãe da Florinda, da Miquinhas e da Rosinha é o esplendor de alguém que nascido na Serra do Soajo, galgou oceanos, caminhou continentes, na procura de uma estabilidade financeira para a família e ter um final de vida feliz.

Na sua inocência e meninice, foi criado na Serra do Soajo, e foi levado a tomar conta dos animais de família serra acima e ser mais um dos iguais, familiarizado com as cabrinhas e as vaquinhas tomava conta delas como se fossem únicas, iguais a si mesmo, sem diferenciar onde começava o “Ti Antônio” e acabavam os animais que tanto estimava.

Serra do Soajo – Parque Nacional Peneda-Gerês. (Portugal)

Após se educar como pessoa e se fazer homem, foi à descoberta do mundo. Emigrou para os USA e foi ao encontro de uma vida melhor, trazendo conforto a si mesmo e à família.

Sem saber onde e como, conseguiu fazer o possível do impossível, falamos de um português dos anos 30 que foi à descoberta em terras do além, que tudo fez para procurar a sua felicidade.

Esta crônica é uma homenagem aos destemidos, aos homens e mulheres sem medo que foram exemplos de vida e que hoje perpetuam na nossa memória.

Um dia nos anos 90, eu com o meu filho Francisco, fomos visitar o Tio Antônio, pela voz sentiu a nossa presença, a cegueira já o desligava do mundo, e com um sorriso nunca visto, recebeu-nos e presenteou-nos com tudo o que de melhor tinha em sua casa.

Questionei o Tio Antônio, “do que tem mais medo, de perder a visão, ou de perder o sentido da vida”, resposta de pronto: “Perder o sentido da vida!”

Essa frase, por muito que seja descabida, que seja insensata, marcou a minha vida e a do Francisco.

E por todo o respeito ao Tio Antônio e aos seus ensinamentos, as cabrinhas, as vaquinhas e tudo o que ele representa ficará perpétuo no meu coração.

Obrigado Tio Antônio, por tudo o que você representou e que está presente no dia a dia com vontade, dedicação e encanto.

Um bem Haja.

CARLOS BARRETO –  Consultor de Comunicação; Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, representante e correspondente internacional em Lisboa, Portugal.


Tribuna recomenda!