Por Emanuel Cancella –
No Brasil FHC e Bolsonaro queriam privatizar a Petrobrás.
FHC quebrou o Monopólio do petróleo, criou a Agência Nacional do petróleo e gás. O primeiro diretor geral da Agência, David Zilberstein, seu ex genro, disse a imprensa: O petróleo é vosso (2)! Contrariando a Campanha ‘O petróleo é nosso!, dos anos 40/50 que resultou em 1953 na criação da Petrobrás pelo presidente Getúlio Vargas.
FHC traiu a memória do pai, general Leônidas Cardoso e do tio general, Feiíssimo Cardoso, este também conhecido como general do petróleo, que fizeram parte da cúpula da campanha do petróleo (3,4).
A ANP criou os leilões do petróleo, um crime lesa pátria, leilões conhecido como a venda do bilhete premiado. Quando diretor do Sindipetro-RJ realizamos atos contra todos os leilões de petróleo, ocupamos a ANP no RJ, várias vezes (5), ocupamos também o ministério de Minas e Energia em Brasília, num desses atos fui preso e tive um braço quebrado.
FHC tentou privatizar a Petrobrás e foi derrotado pela maior greve dos Petroleiros de 32 dias (7).
Bolsonaro deputado chegou a falar na Globo em fuzilar o tucano FHC por vender estatais e petróleo. Bolsonaro presidente queria privatizar todas estatais em plena pandemia (8,25).
E vendeu a BR Distribuidora para o tucano, Ronaldo Cesar Coelho, ex tesoureiro do PSDB. Bolsonaro demitiu 600 Petroleiros na BR, homens e mulheres chefes de família (9,10).
Muitos trabalhadores das estatais votaram em Bolsonaro achando que suas empresas e empregos estariam garantidos, ledo engano.
Bolsonaro com a promessa de indicar o então presidente do STJ, João Otávio de Noronha, conseguindo de Noronha (11):
Em 2019, a suspensão de 310 liminares que impediam o desconto no contra cheque de dezenas de milhares de petroleiros e impediu novas liminares (12).
Noronha ainda tirou da cadeia o Queiroz, administrador das rachadinhas do clã Bolsonaro que inclui o Jair Bolsonaro e a primeira dama Michelle Bolsonaro (13,14,15).
Noronha fez mais ainda, determinou que a ação penal contra o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) só poderá tramitar depois de o MP-RJ apresentar nova denúncia que não se ampare nas provas já anuladas pela Corte (26). Na pratica trancou a ação de Flavio cujo gabinete deu origem as rachadinhas!
Com as liminares suspensas os petroleiros, ativos e aposentados pagam de forma vitalícia 40% de seus salários, alguns petroleiros recebem contra cheque zerado, e em 2019 dez petroleiros tinham se suicidado (16,17,18).
Objetivo principal na derrubada de Nicola Maduro é o petróleo. No Brasil apos o golpe em 2016 contra Dilma, assumiu Michel Temer que colocou para presidir a Petrobrás o tucano Pedro Parente e o jornal Metrô divulgou: Parente pôs fogo no País dolarizando a gasolina. Dilma chegou a ser processada pelo MPF por vender combustíveis a preço baixo, mas resistiu, eles entenderam que só tirando ela (1,19).
E Bolsonaro mesmo com os brasileiros ganhando seus salários em real manteve a dolarização dos combustíveis.
Michel Temer articulou e sancionou a PEC do trilhão, por essa lei as petroleiras estrangeiras ficaram isentas em um trilhão de reais em impostos (20).
Temer/Bolsonaro, se utilizando da PEC do trilhão, permitiram que a Shell produza no país 400 mil barris de petróleo por dia sem pagar nenhum imposto, essa quantidade de petróleo é suficiente para abastecer a Grécia com folgas (21,22).
O ex juiz Sergio Moro segundo o saudoso cientista político, Moniz Bandeira, em entrevista ao JB em 2016, Moro trabalha para os EUA contra o Brasil (23).
E o Clube de Engenharia denunciou: Lava Jato destruiu as construtoras brasileiras para entregar obras do país às empreiteiras dos EUA (24).
A Lava Jato também destruiu a industria naval brasileira (27).
Eles querem derrubar Nicolas Maduro para principalmente criar uma ANP na Venezuela e escoar o petróleo do povo venezuelano para os EUA!
Fonte:
2 – https://vermelho.org.br/2009/09/06/o-petroleo-e-vosso-o-que-diz-a-midia-hegemonica-sobre-o-pre-sal/
3 – https://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%B4nidas_Cardoso
4 – https://pt.wikipedia.org/wiki/Felic%C3%ADssimo_Cardoso
10 – https://www.esquerdadiario.com.br/spip.php?page=gacetilla-articulo&id_article=32268
22 – https://www.indexmundi.com/map/?v=91&l=pt#google_vignette
25 – https://www.cut.org.br/noticias/bolsonaro-quer-vender-todas-as-empresas-publicas-brasileiras-dc8f
27 – https://www.ocafezinho.com/2017/04/03/lava-jato-destruiu-industria-naval-brasileira/
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo