Por Daniel Mazola

A partir do dia 28 de maio de 2021 o diretor executivo do Jornal Tribuna da Imprensa Livre, Luiz Carlos Prestes Filho, que é formado em Direção de Filmes Documentários para Televisão e Cinema, pelo Instituto Estatal de Cinema da União Soviética (atual Federação Russa), Especialista em Economia da Cultura e Desenvolvimento Econômico Local, inicia a publicação da série de entrevistas COMPOSITORAS E COMPOSITORES DO BRASIL.

“Economia da Cultura – a força da indústria cultural do Rio de Janeiro”, autor Prestes Filho (Divulgação)

Autor dos livros “Economia da Cultura – a força da indústria cultural do Rio de Janeiro”, “Cadeia Produtiva da Economia da Música”, “Cadeia Produtivas da Economia do Carnaval”, “O Maior Espetáculo da Terra – 30 anos do Sambódromo”, “Teoria das Probabilidades no Jogo, na Ciência e nas Políticas públicas”, entre outros.

Luiz Carlos Prestes Filho foi o idealizador das séries “Somos Todos Siro Darlan” e “Regulamentação de Jogos de Apostas em Dinheiro no Brasil”, que neste momento estão tomando o formato de livros.

A primeira entrevista desta série dedicada a MÚSICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA será com o presidente da Academia Brasileira de Música (ABM), João Guilherme Ripper. Compositor de uma obra consistente e original, Ripper discorre sobre sua linguagem, busca, identidade e projetos. Claro a entrevista aborda a ópera “Cartas Portuguesas”, apresentada durante a pandemia da Covid19, em 2020.

Com muita honra que abrimos este espaço da Tribuna da Imprensa Livre para os compositores Edino Krieger, Jocy de Oliveira, Ricardo Tacuchian, Silvia Berg, Jorge Antunes, Denise Garcia, Rodolfo Coelho de Souza, Roseane Yampolschi, Ronaldo Miranda, Alda Oliveira, Harry Crowl, Silvia de Lucca, Rubens Russomanno Ricciardi, Catarina Domenici, Marcos Balter, Michelle Agnes, Rodrigo Lima, Claudia Caldeira, Helder Oliveira e Tatiana Catanzaro.

Claro, estamos entrando em contato com outras importantes compositoras e compositores para dar continuidade a este trabalho que pretende ser uma fotografia do atual momento da música contemporânea brasileira.


DANIEL MAZOLA – Jornalista profissional (MTE 23.957/RJ); Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional; Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil; Pós-graduado, especializado em Jornalismo Sindical; Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio); Ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Conselheiro Efetivo da ABI (2004/2017); Foi vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013).