Por Emanuel Cancella

Segundo o Uol: “Médicos cubanos atendem melhor do que brasileiros”, dizem pacientes (5).

Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios CNM de junho de 2023: ‘Não querem vir’. 1/3 das cidades têm dificuldade para contratar Guaribas (PI), cidade berço do Fome Zero; médicos mais experientes não querem ir trabalhar no município (1).

Bolsonaro expulsou os médicos cubanos: País caribenho deixou o programa em novembro de 2018, após declarações “ameaçadoras” do recém-eleito Jair Bolsonaro (2).

Em 28.jan.2023, Justiça determina recontratação de cubanos do Mais Médicos:

O pedido partiu da Aspromed (Associação Nacional dos  Profissionais Médicos Formados em Instituições de Educação Superior Estrangeiras e dos Profissionais Médicos Intercambistas do Projeto Mais Médicos para o Brasil)….

“Os profissionais intercambistas, leia-se cubanos, atuam, em sua grande maioria, em regiões de difícil acesso, onde a presença de um médico para prestar a assistência primária para a população se faz ainda mais necessário.

É o caso das localidades onde vive o povo Yanomami que tem passado por uma crise sanitária gravíssima”, declarou, em nota, o coordenador Jurídico da Aspromed, Humberto Jorge Leitão de Brito, (3).É um direito  de os médicos brasileiros não quererem medicar nos lugares distantes e mais pobres do pais.

Até porque um médico dos grandes centros como Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, etc, medicando em metrópole, pode ter seu consultório próprio além de uma matrícula no estado, município ou União ou rede particular.

Isso seria impossível por exemplo na região Yanomami, mas impedir outros médicos como os cubanos de atender nessas áreas é desumano.

Além do Brasil, outros 30 países, informam as autoridades cubanas, suas brigadas médicas estão atuando também em Suriname, Venezuela e Nicarágua, na América Latina, e Itália, na Europa. Ao todo, 31 países recebem atualmente esses profissionais (4).

Médicos cubanos de volta no Brasil já!

Fonte:

1 – https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2023/07/06/dificuldade-contratacao-medicos.htm

2 – https://www.brasildefato.com.br/2021/08/09/mil-dias-da-expulsao-dos-cubanos-desmonte-do-mais-medicos-fez-do-brasil-alvo-facil-na-pandemia

3 – https://www.poder360.com.br/justica/justica-determina-recontratacao-de-cubanos-do-mais-medicos/

4 – https://alemdofato.uai.com.br/coronavirus/brasil-30-paises-medicos-cubanos-pandemia/

5 – https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/11/17/medicos-cubanos-atendem-melhor-do-que-brasileiros-dizem-pacientes.htm

EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!