Por Siro Darlan –
Caríssimos amigos e amigas,
Devo uma satisfação a todos vocês. Fui muito ambicioso e desafiei a natureza pensando ser um super-homem e com o sentimento de ainda poder servir ao próximo coloquei-me um desafio maior que minhas possibilidades, a de entrar na vida política. A experiência mostrou-me o que todos sabem que se trata de um campo minado e que tem dono e não é o povo o detentor do voto livre e democrático.
Com os olhos vendados me deixei levar por uma rotina de olimpíada como se ainda fosse um jovem atleta. Obedecia aqueles que me conduziam para a campanha que cada dia se descortinava com o pior dos cenários. Os admiradores apareciam, mas não se comprometiam porque já estavam alugados. Os “amigos de ocasião” desapareceram e se esconderam em seus compromissos mais promissores de trocas, vantagens e favores que maculavam meu ideal de servir sem me comprometer com essa prática.
Não foi assim como vocês que enfileiraram do meu lado incondicionalmente acreditando nos ideais de Brizola, Darcy, Vargas Jango e Manoel Dias. Enchi-me de entusiasmo por ter ao meu lado brava gente interessada apenas na realização do sonho de transformar a sociedade pela educação integral e universal, única forma de libertação de nosso povo. A caminhada era árdua, mas eu pensava que podia alcançar o Olimpo através dos braços e pernas de vocês, vibrantes companheiros de jornada.
Não foi assim que sucedeu e recebi um aviso de minha fragilidade que me levou a uma internação hospitalar com graves consequências para meu incerto futuro. Além da diabete e hipertensão, descobriu-se entupimento de artérias vitais e necessidade de tratamento, inclusive com possibilidade de cateterismo. Fui forçado a fazer escolhas e a vida é o único bem que só recebemos uma vez.
Todos e todas que me amam insistiam em me mostrar que estava no caminho errado, mas respeitavam minha escolha, o que agradeço. Mas chegou o momento de ouvir os clamores dos que me amam e os sinais que Deus mandou.
Cheguei a um nível de estresse que nunca tinha alcançado. Tive minha primeira queda e não quero ter outra ao passar dois dias no hospital e descobrir que além das doenças que me acompanham há anos, diabete e hipertensão outras foram adicionadas.
Em razão dessas fragilidades estou me voltando para os companheiros e companheiras para agradecer toda fidelidade e disponibilidade e colocar um fim no sonho para sonhar em poder continuar vivendo com minhas limitações.
Minha gratidão excede minhas palavras. Preciso continuar servido às causas do povo brasileiro, mas para isso a condição é viver, optei pela vida. Peço desculpas por decepcioná-los, mas seguiremos juntos nessa jornada, apesar de minhas limitações.
Gratidão e agradecimentos profundos.
SIRO DARLAN – Advogado e Jornalista; Editor e Diretor do Jornal Tribuna da imprensa Livre; Ex-juiz de Segundo Grau do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ); Especialista em Direito Penal Contemporâneo e Sistema Penitenciário pela ENFAM – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados; Mestre em Saúde Pública, Justiça e Direitos Humanos na ENSP; Pós-graduado em Direito da Comunicação Social na Universidade de Coimbra (FDUC), Portugal; Coordenador Rio da Associação Juízes para a Democracia; Conselheiro Efetivo da Associação Brasileira de Imprensa; Conselheiro Benemérito do Clube de Regatas do Flamengo; Membro da Comissão da Verdade sobre a Escravidão da OAB-RJ; Membro da Comissão de Criminologia do IAB. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2019 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do Jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
O Exército não é do Jair Bolsonaro
Piando feito macuco
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo