Por Edimea Teixeira

Em um ano atípico devido à pandemia do coronavírus, “desde que retornamos de forma segura as atividades do turismo no estado da Paraíba, estamos apostando no turismo de proximidade e familiar“, revela com exclusividade a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino.

A pandemia do coronavírus atingiu em cheio o turismo mundial e na Paraíba não podia ser diferente. Segundo a presidente da PBTur, “o grande desafio agora é saber de que forma deveríamos agir para combater o covid-19, abrir nossa economia, sem colocar em risco a vida das pessoas. Então pensamos em duas frentes: tornar o destino Paraíba seguro para atender os nossos turistas; e retomar as ações de divulgação, mesmo com as muitas limitações“.

***

Confira as ações do Governo do Estado, por meio da PBTur, segundo a presidente Ruth Avelino

Ruth Avelino é presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur)

Com o desafio colocado, por meio de diálogos com o trade turístico paraibano, demos início a essas frentes. Hotéis, restaurantes, bares e comércio em geral criaram seus protocolos de segurança, com as regras e orientações da Organização Mundial de Saúde. Então, o Governo do Estado, por meio da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), começou a promover capacitações a exemplo do Roadshow Nordeste, que percorreu quatro estados da região (Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe), em parceria com a ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleria, seccional Paraíba), entre novembro e dezembro agora.

João Pessoa (PB)

Paralelamente, decidimos participar de eventos presenciais, com a garantia de que a segurança seria primordial por parte dos organizadores. Então estivemos com estande próprio no Festuris Gramado, Visita Pernambuco (em Porto de Galinhas), Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) e Fórum de Turismo do RN, em Natal. Foram eventos onde tivemos muita empatia dos agentes de viagens e operadores de turismo, porque, com estande próprio, a visibilidade foi muito maior do que esperávamos. A PBTur também participou do Festival Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu, compartilhando um espaço no estande do Ministério do Turismo/Embratur.

Campina Grande (PB)

Desde que retornamos de forma segura as atividades do turismo, estamos apostando no turismo de proximidade e familiar. Com a queda do número de voos para as grandes cidades – em João Pessoa saímos de 19 voos para 9 -, então passamos a investir em cidades próximas da Paraíba. No Roadshow Nordeste, visitamos Caruaru (PE) e Mossoró (RN), por exemplo. O turismo regional tem sido uma tendência nacional por conta da redução da malha aérea.

Piscinas do Seixas (PB)

Em relação a nossa malha aérea, temos conversado com as companhias do setor para negociar o retorno de mais voos. Já tivemos um bom sinal de incremento, com a Azul iniciando operações diretas entre João Pessoa e Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP), assim como um incremento da Gol no período de alta estação. Os voos estão chegando praticamente lotados, apesar de salientarmos que passageiro não é necessariamente turista, e estamos super animados com o crescimento da movimentação de passageiros, porém, ainda bem abaixo de antes da pandemia.

Bananeiras (PB)

Sobre as ações de divulgação, também trabalhamos com capacitação online durante a pandemia e nos momentos mais críticos de isolamento social. Capacitamos centenas de agentes de viagens das principais operadoras de turismo do Brasil, a exemplo da CVC Corp, Trend, Masterop, Foco e FRT. A capacitação online teve muita repercussão, porque passamos a dialogar com agentes de viagens que até então vinham procurando por novos destinos.

Baía da Traição (PB)

A perspectiva de crescimento do fluxo de turistas no período de alta estação é muito grande. Estamos otimistas, apesar das notícias de uma nova onda de casos do covid-19 nas últimas semanas. Sabemos que ainda vivemos em tempo de pandemia, que devemos nos cuidar, mas o Destino Paraíba é reconhecidamente um dos mais seguros do Brasil, tendo em vista que não tivemos registro de colapso nas redes pública e privada de saúde.

O Governo da Paraíba tratou sempre essa doença priorizando as vidas das pessoas.

Barra de Camaratuba (PB)

Saiba mais:

  1. Paraíba inicia reabertura de atrativos turísticos
  2. Hotéis nordestinos respeitam protocolos e ocupação cresce
  3. Pesquisa indica destinos nacionais preferidos de brasileiros para o verão
  4. Jornalismo em Defesa do Turismo Brasileiro

Edição: Iluska Lopes – Diretora de Redação


EDIMEA TEIXEIRA – Gerente de Marketing Turístico, membro do Conselho Editorial e Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.