Redação

O governador Wilson Witzel sancionou a lei 8.666/19, que prevê o tombamento por interesse histórico e cultural da Cobal do Humaitá, localizada na Rua Humaitá, 41. A medida foi publicada no Diário Oficial do Executivo nesta sexta-feira (20/12). Na ocasião, o Estado também propôs ao Ministério da Agricultura a criação de um grupo de trabalho para debater a gestão deste espaço, e também da unidade do Leblon. O ofício com o pedido foi encaminhado para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Caberá à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), que já vem dialogando com o Executivo Federal, a ALERJ, associações de moradores e restaurantes, entender as demandas e chegar a soluções conjuntas.

– Nossa ideia é revitalizar as áreas, trazer o produtor rural, a agricultura orgânica, mas também manter espaços de entretenimento. São áreas com grande potencial de lazer, turismo e geração de empregos. Estamos estudando as possibilidades com o Ministério da Agricultura, pois entendemos que a manutenção dos contratos vigentes também deve ser preservada – falou o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz.

A proposta da administração estadual é revitalizar os espaços, devolvendo as áreas as suas características originais, disponibilizando melhores espaços para a comercialização de produtos do agricultor familiar, em particular os da agricultura orgânica e da agroindústria artesanal fluminense, sem prejudicar os contratos atualmente vigentes.

Fonte: Ascom, Governo do Estado do RJ