Por Iluska Lopes

A ideia é facilitar a permanência de pessoas que trabalham remotamente na cidade. Estabelecimentos ganharam um selo.

Estabelecimentos que aderirem ao programa ganharão um selo da Riotur. (Divulgação)

O Rio de Janeiro será o primeiro polo de nômades digitais da América do Sul. A tendência mundial faz com que as pessoas que moram em outros países possam visitar a cidade por mais tempo e se tornarem “moradores temporários”. A Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, lançou nesta quarta-feira o projeto Nômades Digitais para incentivar esse segmento de turismo e oferecer a infraestrutura básica para esse público – que está crescendo muito em todo o mundo – ter uma experiência contagiante de ser e viver como os cariocas.

Para estimular a escolha da cidade do Rio como base e aumentar o tempo de permanência desse público, mantendo a rotina de trabalho, a Riotur criou, desenvolveu e vai manter o site Nômades Digitais, onde estão reunidas informações sobre a infraestrutura de estabelecimentos do setor hoteleiro e de negócios que estão prontos para atender ao segmento. Até o momento, já são 56 hotéis, 14 hostels e 18 espaços de coworking cadastrados.

Imagem: Divulgação/nomadesdigitais.rio

Para abraçar o projeto, o Rio de Janeiro solicitou ao Conselho Nacional de Imigração que o Brasil tenha o visto específico para a entrada de nômades digitais. “Estamos no século XXI e o modo de viver e trabalhar vem sofrendo alterações significativas. A Prefeitura do Rio acaba de dar um passo importante para a consolidação da cidade e do Brasil como um polo de atração dos nômades digitais. Com essa medida, o Brasil se equipara a Alemanha, Noruega, Portugal, Emirados Árabes e Bahamas”, explicou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Tendência

O nomadismo digital é uma tendência mundial que estabelece um novo paradigma entre profissionais e seus ambientes de trabalho. As gerações passadas buscavam segurança no trabalho, desenvolvendo carreiras estabelecidas na cidade onde se morava. Atualmente, os viajantes vão de cidade a cidade trabalhando à distância. Hoje é possível escolher onde habitar, pelo tempo que for conveniente até a próxima parada.

Nomadismo Digital: novo estilo de vida para profissionais freelancers. (Pinterest)

Esse estilo de vida que mudaria o comportamento da próxima década acabou sendo acelerado com a pandemia. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Covid-19), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram que em novembro de 2020 havia 7,3 milhões de brasileiros trabalhando remotamente. Já o site Nomad List, principal portal sobre nomadismo digital, estima que até 2035 exista 1 bilhão de nômades digitais no mundo.

A partir de agora, profissionais com liberdade geográfica podem se estabelecer no Rio, ainda que suas empresas estejam sediadas em outros países ou até mesmo em outras cidades do Brasil.

“O nomadismo digital é uma tendência de comportamento mundial, não tem volta. A relação das pessoas com o trabalho mudou em todo o planeta, permitindo que muitos decidam em qual cidade viver, independentemente de onde funciona a sua empresa”, disse Daniela Maia, presidente da Riotur.

Rio de Janeiro e Niterói, vista panorâmica da entrada da Baia de Guanabara, porta de entrada de turistas estrangeiros e nacionais. (Pinterest)

A cidade do Rio, segundo Daniela, se coloca agora ao lado de outras como Tbilisi, na Geórgia; Miami, nos Estados Unidos; Bali, na Indonésia, e Playa del Carmen, no México, que já são referências de acolhimento dos nômades digitais. “Esses tempos modernos permitem a experiência de se viver onde se deseja. Estamos oferecendo essa cidade incrível que é o Rio a todos que queiram viver como um carioca. Seja por um mês ou por vários”, afirma.

Selo

Os estabelecimentos do setor vão receber um selo concedido gratuitamente pela Riotur. Com o certificado Rio Digital Nomads, hotéis e hostels vão oferecer tarifas especiais para nômades digitais que aderirem a pacotes “long stay” (de longa permanência). Espaços de coworkings também receberão o selo e de igual forma estabelecerão tarifas diferenciadas.

Vista aérea de Ipanema e parte da zona sul da cidade do Rio de Janeiro (Crédito: Fernando Maia/Riotur)

“É muito positivo confirmar que a gestão municipal está antenada com as tendências mundiais. Vivemos a era do coworking e do coliving, que ganham mais espaço no mercado e cada vez mais adeptos entre os cidadãos e os visitantes. O projeto é uma excelente oportunidade de vender melhor o Rio para todos brasileiros e estrangeiros que encontram aqui um destino completo de trabalho e lazer, ideal para a nova realidade”, ressalta o presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio (HotéisRIO), Alfredo Lopes.

Acesse o site Nômades Digitais e confira a relação completa dos estabelecimentos. (Informações O Tempo)



 

Conheça 6 destinos turísticos onde o chocolate é o atrativo principal

Iguaria atrai turistas a diversas regiões do país, que oferecem desde visitas a plantações de cacau a contemplação de esculturas gigantes feitas inteiramente de chocolate.

Esculturas de chocolate são atração turística de Gramado-RS. (Crédito: Renato Soares/MTur)

Viajar é bom, mas viajar para comer chocolate é melhor ainda! O Brasil é repleto de destinos incríveis que valem a viagem apenas para conhecer de perto a produção do doce e, claro, degustá-lo. No Dia Mundial do Chocolate, celebrado nesta quarta-feira (07.07), a Agência de Notícias do Turismo apresenta algumas das cidades mais procuradas pelos chocólatras para matar a vontade da guloseima mais popular do mundo.

As vizinhas Gramado e Canela (RS) são as mais conhecidas e reúnem atrações de dar água na boca. As duas cidades “respiram” chocolate e para quem visita a região está liberado comer a guloseima de manhã até à noite! Lá é possível visitar inúmeras lojas, minifábricas e até um parque temático com mais de 200 esculturas produzidas inteiramente de chocolate.

A Torre Eiffel, por exemplo, mede 4 metros de altura, pesa 800 quilos e demorou mais de 100 horas para ser produzida.

Gramado – Rio Grande do Sul. (Prefeitura de Gramado/Divulgação)

Em Vila Velha, no Espírito Santo, está localizada a fábrica da Garoto, uma das maiores fabricantes de chocolate do mundo. O destino oferece os “chocotours”, que incluem passeio pela fábrica e pelo museu do chocolate. Durante a visita é possível acompanhar o processo de fabricação do produto e até degustar alguns bombons.

Em Monte Verde, Minas Gerais, a tradição do chocolate acompanha os moradores desde 1978. A Fábrica de Chocolate Gressoney produz mais de 100 tipos da iguaria e já virou atrativo turístico da cidade. Apesar de o Sudeste e o Sul abrigarem os destinos mais conhecidos para o consumo do doce, é no Norte e no Nordeste que estão os maiores produtores nacionais da matéria-prima do chocolate, o cacau.

O Brasil é o 7º maior produtor mundial do fruto e a produção nacional se concentra, em grande parte, na Bahia e no Pará.

Destinos oferecem visitação às plantações de cacau, matéria-prima do chocolate. (Crédito: Márcio Filho/MTur)

A ilha de Combu (PA), localizada nos arredores de Belém, é famosa por vender chocolates 100% artesanais, feitos com o cacau plantado no terreno dos produtores. O doce é a segunda maior fonte de renda das famílias, perdendo apenas para o açaí. Mas a fama turística de Combu vai além do chocolate. A ilha oferece opções de lazer como passeio no rio Guamá e trilhas ecológicas.

O município de Ilhéus (BA) pode ser conhecido por suas belas praias, mas também é considerada a capital do cacau. O destino é ideal para quem quer conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde as plantações do fruto até o doce pronto para consumo.

Na região, conhecida como Costa do Cacau, o turista pode visitar fazendas de plantação do cacau e conhecer a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste.

Estrada do Chocolate, em Ilhéus- BA. (Crédito: Márcio Filho/MTur)

A Rota do Chocolate proporciona ao turista uma imersão na história, cultura e gastronomia do Sul da Bahia. A implantação da Estrada do Chocolate, entre Ilhéus e Uruçuca, proporciona aos turistas a experiência de conhecer o processo de produção do cacau, desde as plantações à seleção e secagem das amêndoas, até a transformação em chocolate. O turismo sustentável nas fazendas de cacau, com visitas guiadas, hospedagem e comida típica, tem sido uma das fontes mais rentáveis para os produtores de Ilhéus e região.

TURISMO RURAL – Viajar para vivenciar a produção do chocolate, desde a plantação do cacau até o consumo do doce é praticar o turismo rural. O Brasil já contabiliza diversos empreendimentos rurais que estruturam atividades turísticas variadas e ofertam, por exemplo, experiências em colheitas de produtos agrícolas, participação no preparo de produtos – como chocolates e vinhos – e experiências gastronômicas características de cada região.

Crédito: Fernando Madeira/MTur

A fim de fomentar essas atividades, os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Universidade Federal Fluminense (UFF) criaram o Projeto Experiências do Brasil Rural, que integra uma série de medidas realizadas pelo governo federal para fomentar o Turismo Rural, segmento considerado crucial na retomada das atividades turísticas no contexto pós-pandemia. (Informações da Ascom do MTur)



Destinos brasileiros

Campos do Jordão (SP)

070521_FOTO_Semana.jpg
Turismo de natureza é uma das tendências para o setor no país. (Crédito: Luciana Daher/Informações: MTur)

A foto registrada por Luciana Daher, traz um belo registro de turismo de natureza no bairro Descansópolis, em Campos do Jordão (SP). Localizada no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira, a cidade fica numa altitude de 1.628 metros e, durante o inverno, é um dos destinos mais procurados por turistas nacionais e estrangeiros. Em 2019, Campos do Jordão recebeu 1,5 milhão de visitantes.

Cidade é um dos destinos mais procurados por turistas nacionais e estrangeiros durante o inverno.


ILUSKA LOPES – Jornalista, Especialista em Turismo, Professora, Locutora, Colunista e Diretora de Redação do jornal Tribuna da Imprensa Livre. iluska@tribunadaimprensalivre.com