Por Iluska Lopes

Liberdade de Expressão é eleita prioridade para escritores.

Acaba de ser eleita, nesta tarde de 12 de março de 2020, para dirigir o Pen Clube – Brasil, a chapa Universalidade e Defesa de Expressão, liderada pelo escritor e dicionarista Ricardo Cravo Albin.

Por maioria esmagadora, Cravo Albin e sua diretoria foram empossados de imediato pelo presidente anterior Claudio Aguiar na sede própria da Praia do Flamengo, doada pelo fundador do Pen Brasil Claudio de Souza em 1936.

O Pen Clube é a única instituição internacional de escritores no Brasil, com sede em Londres, criada por intelectuais ingleses em 1921, logo depois da 1ª Grande Guerra, com duas finalidades específicas: a primeira, estimular a criação de filiais espalhadas pelos cinco continentes. A segunda essência principal, a defesa da liberdade de expressão para a livre veiculação de textos e obras de qualquer escritor ou jornalista, bem como sua integridade física quando encarcerado, vítima de qualquer censura intelectual.

Integrada por personalidades reconhecidas, lideradas por três vice-presidentes, os escritores Ana Arruda Callado, Alcmeno Bastos, além do editor Carlos Leal. O Pen Brasil anunciou nesta tarde amplo plano de iniciativas para ampliar suas conexões com a sede internacional de Londres e com suas coirmãs espalhadas pelo mundo inteiro. Cravo Albin anunciou que convidou o sócio Bernardo Cabral , senador e jurista revisor da Constituição de 1988, para exercer funções de Diretor Internacional, no sentido de viabilizar patrocínio para o amplo plano de expansão internacional do Pen Brasil, a ser anunciado brevemente.

Em 2019, por sua trajetória em defesa da cultura brasileira e boas práticas jornalísticas, Ricardo Cravo Albin foi um dos homenageados na 3ª edição do Prêmio em Defesa do Movimento Sindical, Liberdade de Imprensa e Terceiro Setor – parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ. Na ocasião recebeu certificado e troféu das mãos do Editor-chefe, Daniel Mazola (foto: ILuska Lopes/TIL)

ILUSKA LOPES – Jornalista, locutora, colunista e diretora de redação do jornal Tribuna da Imprensa Livre.