Por Alcyr Cavalcanti –
“Vocês têm que entender que a Amazônia é do Brasil, não é de vocês”; “Índios em reservas são como animais em um zoológico” (Jair Bolsonaro 2019)
A policia nega que existam mandantes no caso do assassinato do jornalista Dom Phillips, e que os culpados estão sendo presos, mas as organizações em defesa dos povos da Amazônia afirmam que existem sim mandantes e exigem apuração mais detalhada. O assassinato do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira no Vale do Javari (AM) veio trazer ao mundo o absoluto descontrole que o Brasil tem sobre a Amazônia, explorada por todas as formas por narcotraficantes, garimpeiros, madeireiros, pescadores, todos eles de forma ilegal e criminosa põem em risco a soberania nacional, principalmente no atual governo.
“Vocês têm que entender que a Amazônia é do Brasil, não é de vocês”; “Índios em reservas são como animais em um zoológico” (Jair Bolsonaro 2019)
O vice-presidente Hamilton Mourão foi designado pelo presidente como uma espécie de “xerife” para controlar o imenso território que compreende nove estados Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Roraima. Mourão é general da reserva e preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal, comandou a 2a Brigada de Infantaria da Selva e seu pai é amazonense, portanto seria a pessoa indicada para comandar as buscas, se o governo tivesse interesse.
As buscas começaram com índios da Equipe de Vigilância Indígena do Vale do Javari e só depois é que policiais e bombeiros começaram a procurar. O Conselho Nacional é mais um órgão totalmente ineficiente, visto que o desmatamento continua a crescer cada vez mais, garimpos ilegais a cata de ouro e metais preciosos, e principalmente o narcotráfico que age em toda a região, principalmente com aeroportos clandestinos e usando os rios da região para o transporte de cocaína oriunda da Colômbia, Peru e Bolívia. Para o general a Amazônia é um região inóspita, frase de rara infelicidade que vem provar que é uma terra sem lei, ocupada por diversas formas de criminalidade, que ditam as regras na região e controlam tudo que possa atrapalhar seus negócios fora da lei.
Dominic Mark Phillips estava fazendo matérias para o The Guardian em companhia do indigenista Bruno Pereira que estava licenciado da FUNAI, e conhecia profundamente aquela região, e tinha denunciado várias vezes madeireiras e garimpos ilegais, além do cada vez mais crescente comércio da venda de drogas. O Clã do Golfo uma enorme rede criminal da Colômbia que explora principalmente o narcotráfico cresceu exponencialmente com o governo de Ivan Duque. O Clã tem um verdadeiro exército muito bem armado, derivado de uma dissidência das Auto Defesas Unidas da Colômbia AUC e domina boa parte do território amazônico.
O assassinato brutal do indigenista e do jornalista inglês veio trazer ao mundo o fracasso do governo brasileiro em controlar seus territórios, o que supõe em alguns casos certa conivência das autoridades. Para Ailton Krenak “não é a natureza que oferece perigo no Vale do Javari, mas os invasores e sua ganância que se espalham com ervas daninhas, com a indisfarçável negligência ou mesmo cumplicidade do poder público.
O que o mundo inteiro quer saber quem está por trás das mortes e qual a real motivação para tanta barbárie.
ALCYR CAVALCANTI – Jornalista profissional e repórter fotográfico, trabalhou nos principais jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo e em agências de notícias internacionais. Bacharel em Filosofia pela Universidade do Estado da Guanabara (atual UERJ) e mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor universitário, ex-presidente da ARFOC, ex-secretário da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
O Exército não é do Jair Bolsonaro
Eleição – por Mauricio Salkini
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo