Por Alcyr Cavalcanti –
O MP-RJ diz ter provas que confirmam a participação do bispo da IURD e atual prefeito Marcelo Crivella em “negociações escusas” de uma organização criminosa que atua na cidade do Rio de Janeiro. As declarações do empresário Rafael Ferreira Alves obtidas pelo Ministério Público revelam indícios de uma extensa rede de relações altamente perigosas e que vem trazer à tona um grupo altamente organizado, que teria delapidado o patrimônio da cidade que já foi maravilhosa.
Rafael Alves foi casado com Shanna Garcia, filha do banqueiro de bicho Waldomiro Paes Garcia, o Maninho fuzilado em 2004 e uma das herdeiras do Clã Garcia, envolvido em uma disputa pelos bens da família. Alves é um precioso arquivo, sabe os segredos que envolvem as Escolas de Samba, onde transações subterrâneas e disputas de sangue têm manchado as manifestações genuínas de nossa cultura. No Carnaval de 2020 Alcebíades Paes Garcia o Bid, irmão de Maninho e tio de Shanna foi metralhado perto de sua casa na Barra da Tijuca quando voltava do desfile no Sambódromo. Desde então a filha de Maninho passou a pedir proteção policial e fez revelações sob a nova configuração do jogo do bicho no Rio de Janeiro, que envolve principalmente a exploração de máquinas caça niqueis e seu cunhado Bernardo Bello.
As gravações revelam que o empresário é íntimo do prefeito e bispo da Igreja Universal-IURD, Marcelo Crivella. Em uma das gravações publicadas pela imprensa Rafael fala com muita raiva ao prefeito: “Eu não aceito isso. Não aceito falta de palavra comigo, fui leal até aqui”, em uma das centenas de mensagens trocadas pelo celular. A sua proximidade com o “Mundo do Samba”, em especial com o GRES Acadêmicos do Salgueiro e posteriormente com a Unidos do Viradouro de Niterói deram poder ao empresário para indicar seu irmão Marcelo Alves, para a presidência da Riotur, que junto com a Liga das Escolas de Samba-LIESA administra o Carnaval.
Rafael Alves e Crivella se conheceram em 2004, durante a campanha eleitoral e fez doações vultuosas para Marcelo Crivella. Em declarações à imprensa, o prefeito Marcelo Crivella, afirmou que “Tudo é papo furado” e tem como único objetivo tirá-lo da disputa eleitoral, confia na Justiça e que será reeleito. Crivella lidera as pesquisas, junto com Eduardo Paes, também sob suspeição.
ALCYR CAVALCANTI – Fotógrafo, jornalista, professor universitário, ex-presidente da ARFOC, ex-secretário da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre. Trabalhou em alguns dos principais veículos de comunicação do país como as Organizações Globo, Última Hora e o jornal O Dia.
MAZOLA
Related posts
Rio de Janeiro, a festa dos anos 80
Os Nomes
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo