Por Bolivar Meirelles –
A Rede Globo assumiu sua posição golpista. Sua tradicional posição. Não fala por ela, pelo jornal “O Globo”, alguns poucos articulistas independentes, fala o editorial e o Merval Pereira. Ela necessita dos independentes, deles, como de certos bons artistas também, o Wagner Moura, bom exemplo. Fala pela Rede Globo o editorial de seu jornal. Alguns articulistas com destaque ao indigno Merval Pereira. Claro que o Bernardo Mello Franco é independente, o Veríssimo também, pouquíssimos o são. Alguns são pendulares…
Vamos ao substantivo, a Rede Globo voltou a explicitar seu posicionamento. Explicito o meu para poder criticá-la. Não sou de centro, desprezo quem pretende ser. Em 2018 votei em Boulos no primeiro turno e em Haddad no segundo. A Rede Globo no segundo turno, o Dória, grande parte de quem se pretende centro, votou no candidato que, ostensivamente, defendia os Governos Militares ditatoriais, o Ato Institucional número 5. O Capitão Presidente Jair Bolsonaro e seu Vice Presidente, o General Mourão, defensores dos instrumentos ditatoriais, inclusive torturas, admiradores explícitos do Coronel Brilhante Ustra. Como dizer que quem fez a chapa BolsoDória não é de extrema direita? Claro que é. O Moro, Ministro da Justiça de Bolsonaro, o que é? Extrema Direita, claro. Onde estava o animador de programa da Rede Globo, Luciano Huck? De centro? Que centro? Direita, extrema direita.
Vendilhões da Pátria e do Povo Brasileiro e…a qualquer custo, mesmo compondo com defensores explícitos de tortura e de torturadores. Esse General Villas Boas,…que acerto teve com o indecoroso Capitão Reformado, hoje Presidente da República? Deveria explicitar melhor sua posição golpista e as pressões que efetivou ao Poder Judiciário. De Centro? Que centro? Não votei em primeiro turno em 2018 em Haddad do PT, votei em Boulos, votei na esquerda. Votei em Haddad contra a Extrema Direita do Capitão Bolsonaro e da Rede Globo, votei contra as tortura e os torturadores dos Governos Militares do pós 1964. No entanto, reconheço que o PT, como Partido Político e possuidor do maior líder político da centro esquerda brasileira tem o direito de se posicionar politicamente, tem o direito de colaborar na definição da candidatura a Presidência da República em 2022.
Estão querendo, a Rede Globo, políticos da direita, da extrema direita e oportunistas da dita Centro Esquerda, dar Golpe político? Calar o Lula e seu Partido? Submete-lo a esdruxula “cassação politica”. Pretensão antidemocrática de quem não tem voto. Pretendem o que? Na hipótese de, num segundo turno, dar o Capitão Bolsonaro ou candidato apoiado por ele, contra Lula ou alguém apoiado por ele, fazer o que? Se compor a explícita extrema direita ou apoiar o candidato de Lula e do PT? Convenhamos…aceitem o jogo da limitada “democracia” burguesa, já que nele estão, ou… preparem o Poder Popular… será que, algum da direita envergonhada, sem voto, fará como Ciro Gomes… viajará para a Europa? Melhor e mais digno fazer como o candidato a Presidência em 2018, pelo PSOL e PCB, Guilherme Boulos, não foi para o segundo turno,…no mesmo dia subiu o palanque do Professor Haddad contra o Capitão Reformado Fascista Jair Bolsonaro. O Centro não existe. Como disse Anita Leocádia Prestes em seu livro de memórias, “Viver é Tomar Partido”.
BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente da Casa da América Latina e Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo