Por Iluska Lopes

O Projeto Embarque+Seguro 100% Digital já foi testado em 4 aeroportos.

Os passageiros da Ponte Aérea Rio-São Paulo participam, simultaneamente, nesta quarta-feira (15), no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, e no Aeroporto Santos Dumont, na capital fluminense, de um teste para o embarque com o uso de reconhecimento facial, sem a necessidade de apresentar cartão de embarque e documento de identificação. A ligação aérea entre essas duas capitais é a quinta de maior movimento no mundo.

O projeto Embarque + Seguro 100% Digital, desenvolvido do Ministério da Infraestrutura, em parceria com o Serpro e a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, já foi testado nos aeroportos de Florianópolis, Salvador, Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Belo Horizonte (Confins). É a primeira vez em que os passageiros desse trecho testam, ao mesmo tempo, o sistema de tecnologia de ponta a ponta.

Ao longo do dia, passageiros da Azul Linhas Aéreas que se deslocarem entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont serão convidados, no momento do check-in, a experimentarem a tecnologia de reconhecimento biométrico facial para acessar as áreas de embarque e as aeronaves nos dois terminais. Quem concordar, recebe uma mensagem no celular solicitando autorização para obtenção de seus dados, incluindo o CPF e uma foto.

Aeroporto de Congonhas (SP) na véspera de Natal do ano passado (Reprodução)

Depois que o passageiro consentir, o atendente da companhia aérea realiza a validação biométrica do passageiro utilizando o aplicativo do Serpro, que compara os dados e a foto tirada na hora com as informações armazenadas nas bases do governo. Assim que validado, o passageiro é liberado para entrar na sala de embarque e no avião, passando pelos controles biométricos, feito por meio de câmeras. O passageiro não precisa mais apresentar documentos.

De acordo com informações do ministério, no projeto-piloto são medidos indicadores como redução no tempo em filas, no acesso à sala de embarque e à aeronave e custos de operação. O objetivo do governo federal é, após a aprovação do projeto-piloto, implantar a tecnologia, que torna processo de embarque mais eficiente, ágil e seguro, nos principais aeroportos do país.

Segundo o Serpro, a ferramenta garante uma conferência precisa da identidade dos passageiros e atende à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e tem por premissa a segurança no tratamento dos dados pessoais contra uso indevido ou não autorizado. (Informações da Agência Brasil)

***

Novo ponto turístico no Rio, voo de balão na Barra

O grupo Instituto Coalizão Rio e o Clube Empreendedor Brasil trazem mais uma novidade para os cariocas e turistas no Rio de Janeiro. Localizado no Campo Olímpico de Golfe, na Barra da Tijuca, agora todos poderão curtir o mais belo voo cativo de balão. Uma proposta que visa não só aumentar o turismo no Rio, mas ser um bom programa para toda família.

Projeto que veio através de uma reunião com Carlos Favoreto, presidente do Campo Olímpico de Golfe e Luís Cláudio Souza Leão, presidente do Clube Empreendedor Brasil e Coalizão Rio, promete alavancar o Rio.

As maiores informações sobre esse projeto, serão divulgados  pelos próximos dias, ou seja, vale a pena ficar atento para estrear essa grande novidade.

O ponto alto do voo cativo de balão é que, além de estar nas alturas é contar com a vista privilegiada do Golfe, uma área aberta de mais de 1 milhão de metros quadrados, podendo ver boa parte da Cidade Maravilhosa, a praia da Barra e a Lagoa de Marapendi.

Essa programação foi pensada no benefício que a atividade turística traz, principalmente no setor econômico e na geração de emprego e renda, assim como a criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços, que traz o desenvolvimento às localidades, e possíveis melhorias na infraestrutura, trazendo benefícios aos turistas e à comunidade local. (Informações do Diário do Rio)

***

Destinos brasileiros

A Praia do Amor (RN) leva este nome pelo seu formato de coração que pode ser visto do alto. (Crédito: Humberto Sales/MTur)

Esta é a Praia do Amor, localizada no litoral sul do Rio Grande do Norte. O destino perfeito para homenagear o Dia dos Namorados, celebrado no próximo sábado (12.06). O local leva este nome pelo formato de coração criado naturalmente pela disposição da areia e das pedras.

A Praia do Amor é famosa, não somente pelo nome, mas também por suas ondas perfeitas para a prática de surf, ideal para os mais aventureiros. Os passeios de buggy são bastante procurados na região pela bela vista que os chapadões de areia proporcionam. Para quem prefere a calmaria, o local oferece aos banhistas incríveis piscinas naturais durante a maré baixa. (Informações da Ascom do MTur)

Quem visita a Praia do Amor também pode conhecer a charmosa Praia de Pipa, com suas ruas estreitas de pedra adornadas de lojas de artesanato, bares e restaurantes.


ILUSKA LOPES – Jornalista, Especialista em Turismo, Professora, Locutora, Colunista e Diretora de Redação do jornal Tribuna da Imprensa Livre. iluska@tribunadaimprensalivre.com