Por Emanuel Cancella –
A campanha o petróleo é nosso na década de 40/50, a maior campanhas cívica, era formada por civis, militares, comunistas e conservadores, enfrentava as multinacionais de petróleo e resultou em 1953 na criação da Petrobrás.
O geólogo americano contratado pela Petrobrás, Walter Karl Link em meados de 1960 argumentava que as bacias sedimentares brasileiras não tinham o potencial para produzir petróleo em larga escala e recomendava investir em plataformas continentais (1).
Com relação as plataformas continentais a Bacia de Campos e o pré-sal cerca de 40 anos depois confirmaram sua previsões.
Mas Link teria sido mesmo um sabotador um espião, um técnico de má fé um espião da Standart oil?
Os erros de Link se justificava pelo êxito conseguido pela Petrobrás no recôncavo baiano (2).
Depois tivemos no governo de FHC que tentara privatizar a Petrobrás sem êxito, seu ex genro Diretor Geral da ANP, David Zilbestain em seu primeiro ato convocou a imprensa e disse: “O petróleo é Vosso! (3)”
A Petrobrás nos anos 2000 desenvolveu tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal, Petrobrás ganhou nos EUA, 5 prêmios OTC considerado o Oscar da industria do petróleo, dois deles por exploração de petróleo em águas profundas e outro pelo pré-sal (17).
O Globo em editorial de 2015: O pré-sal pode ser patrimônio inútil(4).
Sardenberg da Globo de fake news, ele entende. Em 2008, escreveu um artigo dizendo que o “pré sal só existia na campanha do governo”. Sardenberg “previu” que não seria possível a exploração comercial em larga escala (5).
E o pré-sal já produz 78% da produção nacional de petróleo (7), sem nenhum acidente. Lula com sua lei de Partilha (12.351/10) designou que os royalties do pré-sal seriam 75% para educação e 25% para saúde. O senador do PSDB de São Paulo, Jose Serra foi denunciado pelo Wikeleaks prometendo a Chevron petroleira Americana favores em prejuízo da Petrobrás (6).
Serra não pode cumprir a promessa pois perdera a eleição para Dilma.
Com o golpe contra Dilma segundo o ministro do STF, Luis Barroso (8), sem ter cometido nenhum crime afirmam juristas (9), com a saída da Dilma Serra aprovou a lei 4567/16 desfigurando a lei de Partilha de Lula e cumprindo sua promessa entreguista com a Chevron!
Michel Temer com a saída da Dilma aprovou a PEC do trilhão por essa lei as petroleiras estrangeiras ficaram isentas em impostos em um trilhão de reais, principalmente na Partilha, nos royalties da educação e saúde (10).
Temer/Bolsonaro com a PEC do trilhão permitem que Shell produza 400 mil barris de petróleo por dia no Brasil sem pagar imposto algum. Essa quantidade de petróleo é suficiente para abastecer a Grecia com folgas (11,16).
Na Margem Equatorial a Exxomobil já opera a cerca de uma década e já produz 375 mil barris dias (7).
A Petrobrás que tem a maior reserva de petróleo e gás na Margem Equatorial esbarra no Ibama ligado ao ministério de meio Ambiente de Marina Silva e ainda nem possui licença para operar:
Segundo o jornal Brasil de Fato: Ibama nega licença para exploração de petróleo na bacia da foz do Amazonas (12).
Segundo o Partido da Causa Operaria – PCO: PSTU entra na onda. PSTU que é ligado ao Conlutas braço sindical do PSTU ligada a Federação Nacional dos petroleiros – FNP (13), defende política imperialista do “ambientalismo”.
Não é a toa que o Sindipetro-RJ, controlado pelo PSTU apoia a greve do Ibama, sem nenhuma cobrança as licenças do Ibama para Petrobras operar na Margem Equatorial (23).
A direção anterior do Sindipetro-RJ, filiada a CUT, junto com os movimentos sociais ocupou varias vezes a ANP, a sede da Petrobrás no Rio (Edise) o ministério de Minas e Energia em Brasília com apoio dos partidos de esquerda, Centrais Sindicais, Une, movimentos sociais principalmente o MST sempre contra os leilões de petróleo (25 a 27)!
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) é um partido trotskista que admite o ecossocialismo em seu programa sendo atualmente o único partido brasileiro oficialmente Ecossocialista (18).
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) acumula, atualmente, o maior número de organizações e atividades ecossocialistas no Brasil (18).
O ecossocialismo defende que a expansão do sistema capitalista é a causa da exclusão social, da pobreza, da exploração e da degradação ambiental (18).
Os governos do PT defende na lei de Partilha do pré-sal 75% dos royalties para educação e 25% para saude. Os governos PT foram os que mais investiram em energia alternativa, chamada de limpa.
‘Petróleo vai permitir investimento em energia renovável (19)’
Diretor da Petrobras, no governo Lula, Mauricio Tolmasquim fala ao ‘Nexo’ sobre as perspectivas da transição energética no Brasil e o papel dos combustíveis fósseis no processo (19).
Brasil lidera investimentos internacionais em energia renovável, diz relatório da ONU (20).
No Brasil, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, uma figura ligada ao bilionário George Soros, está conseguindo travar os estudos de viabilidade de exploração de petróleo na Margem Equatorial.
Enquanto isso, na vizinha Guiana, o petróleo vem sendo explorado por multinacionais bem perto da Foz do Amazonas sem que ninguém as incomode (15).
Já o foco do Greenpeace continua sendo impedir a exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira, mas se abstém de “pesquisar” a mesma região, ao lado, na costa da Guiana, onde a ExxonMobil explora com segurança e que tem feito o país criar milhares de empregos. 28 de fev. de 2024 (10).
Pasmem! 62,4% dos brasileiros apóiam a exploração de petróleo na Margem equatorial (21)!
Lula defende explorar Margem Equatorial: “não vamos jogar fora oportunidade de fazer país crescer”(22).
Fonte:
4 – https://oglobo.globo.com/opiniao/o-pre-sal-pode-ser-patrimonio-inutil-18331727
6 – https://wikileaks.org/Nos-bastidores-o-lobby-pelo-pre.html
8 – https://www.brasil247.com/brasil/barroso-admite-que-dilma-foi-vitima-de-um-golpe-de-estado
13 – https://www.pstu.org.br/com-a-fnp-a-luta-e-pra-valer/
14 – https://causaoperaria.org.br/2023/aquecimento-global-pstu/
16 – https://www.indexmundi.com/map/?v=91000&r=xx&l=pt#google_vignette
23 – https://sindipetro.org.br/todo-apoio-aos-trabalhadores-do-ibama-e-meio-ambiente-em-greve/
24 – https://www.ecoamazonia.org.br/2024/06/mesmo-com-exxon-e-total-explorando-petroleo-na-regiao-querem-impedir-petrobras-de-explorar-na-margem-equatorial-brasileira/
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo